Por Viviane Freitas | 24 agosto, 2022 - 17:04
É certo que para alguns relembrar o passado não é tão conveniente, mas, um povo sem memória é um povo sem futuro não é mesmo? Mais do que se debruçar sobre o passado, trazer ele à tona é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. E, é por isso, que a série #123AnosCG mostra quantos lugares inesquecíveis nossa querida Campo Grande já nos proporcionou e ainda irá proporcionar para a nova geração. A lembrança de hoje é de um local que foi muito usado como desculpa para casais namorarem dentro do carro: o Autocine da UFMS, que, inclusive no ano passado fez o campo-grandense viver momentos de nostalgia com sessões de cinema e agora retoma as atividades na próxima semana.
Campo Grande tem muitos locais inesquecíveis e também muitos cinemas que marcaram a população, mas este local que estou falando é um pouco diferente, é o único a céu aberto e com sistema drive in. O auto cine foi inaugurado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1972 e passou a ser responsabilidade da universidade em 1983, com a verba revertida para a biblioteca.
Para o público ouvir os diálogos dos filmes, logo na portaria o motorista recebia um alto-falante e conectava-o nos ‘chapéus’,uma espécie de poste com fiação para saída de som. Havia um ‘chapéu’ e um amplificador para cada carro, cujos acessórios eram instalados na porta do veículo. Que loucura né? Mas era o point do momento.
Mesmo passando filmes que já tinham saído de cartaz, o público no auto cine era grande. Havia dias em que as filas de carros para entrar se estendia a dezenas de metros.
“Eu frequentei bastante o Autocine. Eu e meus amigos sempre assistíamos filmes ali. Na época, início da década de 80, eu era estudante e cursava dois cursos, o de arquitetura na Uniderp e o de educação artística na UFMS”, relembra, Neila Janes Viana Vieira, 56 anos.
Neila frisa que o espaço era destinado aos melhores filmes da época. “Frequentei uns cinco anos, alguns dos meus amigos também eram estudantes, outros só frequentadores”, conclui.
Uma curiosidade que talvez, se você é geração z não saiba, ele funcionou por 17 anos e depois de 30 anos voltou a funcionar ano passado, em junho de 2020 com a exibição do longa “eu e meu guarda-chuva” e foi uma boa sugestão para sair de casa em meio a pandemia para assistir um filme e continuar seguro. Em 2021 também houve programação no local.
Será que você chegou a assistir algum filme no auto cine? Na época do auge ou no ano passado?
Se sim, comenta aqui pra gente a sua experiência.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções