Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Águas cristalinas de Bonito estão ameaçadas: Prefeito revoga decreto que protegia margens do Rio Formoso - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Águas cristalinas de Bonito estão ameaçadas: Prefeito revoga decreto que protegia margens do Rio Formoso

Decisão de 2018 protegia rio de agressões como a remoção de vegetação e drenos

Por Redação | 12 abril, 2021 - 14:20

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), revogou o decreto que protegia as margens do Rio Formoso na cidade. Um dos cartões-postais do município, estado e país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade no último dia 8.

De acordo com o texto, o Decreto 38, de 7 de março de 2018, que havia declarado como área de interesse social as margens direita e esquerda do Rio Formoso, da nascente a sua foz no Rio Miranda, foi revogado

Há três anos, o dispositivo passou a proteger as margens do rio, proibindo a retirada de água em escala, inclusive para abastecimento urbano, além de impedir a formação de lagoas artificiais, seja em área urbana ou zona rural.

A medida foi tomada em 2018 para resguardar o banhado do Formoso, que sofria agressões como a remoção de vegetação e drenos. O documento destacava a importância econômica das águas cristalinas, que além de lindas, são fundamentais para o turismo.

A descoberta do novo decreto, ainda na quinta-feira, levou à mobilização da sociedade e à promessa do prefeito de que vai revogá-lo. Mas a situação acendeu o alerta de que a proteção do rio por decreto é frágil e articulação agora é para que o tema vire lei.

 

 

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 114 kg de cocaína e 10 kg de skunk em operação em Campo Grande

27 abril, 2024

Polícia

Jovem de 23 anos é assassinado por atirador em Fox prata no Tiradentes

27 abril, 2024

Esportes

Costa Rica estreia na Série D do Brasileiro enfrentando o São José-SP neste domingo

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções