Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Fotógrafo mostra "bolo" de sucuris se acasalando e cena rara faz sucesso na internet - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

VÍDEO: Fotógrafo mostra “bolo” de sucuris se acasalando e cena rara faz sucesso na internet

Já pensou presenciar algo assim na natureza?

Por Viviane Freitas | 9 fevereiro, 2022 - 14:02


O fotógrafo Daniel de Granville publicou nas redes sociais um momento bem íntimo das sucuris-verdes em Mato Grosso do Sul. No vídeo gravado pela esposa dele, Naíra de Zayas, é possível observar o “bolo de acasalamento” da espécie, em Bonito, cidade turística do interior do estado e distante a 283km de Campo Grande, enquanto Daniel faz o registro em fotos.

Na publicação das redes sociais, Daniel afirmou: “Por trás das câmeras: registrando em imagens o raro momento de um bolo de acasalamento de sucuris-verdes no Brasil”.

O registro dividiu opiniões nas redes sociais. Tem quem acha o momento lindo, já outros admiram a coragem do profissional. “Muita coragem, eu cairia dura no chão”, comentou uma seguidora de Daniel no Instagram.

Confira o vídeo que já tem mais de 10 mil visualizações nas redes sociais.

Registro

O registro foi feito em 2016, na região do Rio Formoso, mas é a primeira vez que Daniel divulga nas redes sociais. “Na região do Rio Formoso é onde mais temos encontrado as sucuris nos últimos anos. Eu acabo fazendo muitos registros dessas cenas de sucuris enquanto estou acompanhando meus clientes. Com a correria da temporada vou salvando os vídeos e acabo deixando arquivado. Foi assim revendo alguns vídeos, que eu encontrei esse e lembrei, e achei legal que é um vídeo de bastidores e ajuda a desmistificar o perigo da sucuri atacar alguém”, explica Daniel.

Bolo de sucuri foi registrado pelo fotógrafo em Bonito (Foto: Daniel de Granville)
Bolo de sucuri foi registrado pelo fotógrafo em Bonito (Foto: Daniel de Granville)

O fotógrafo acredita que havia ao menos cinco sucuris na imagem. “A reprodução delas é assim. A fêmea acasala com vários machos ao mesmo tempo, eles vão se revezando na cópula, assim que funciona o processo reprodutivo. A fêmea é muito maior que os machos. As vezes a pessoa vê esse bolo, essa maçaroca e acha que é a sucuri com os filhotes, mas não, é uma fêmea grande com os machos menores, no processo reprodutivo. Na hora tinha ao menos quatro machos, mas pode chegar a mais de uma dúzia nesse processo”, frisa.

Para Daniel, é sempre emocionante observar o comportamento da espécie. “É sempre uma emoção muito grande, porque por mais que eu tenha ido regularmente procurar sucuris desde 2008, cada vez é uma sensação diferente, quando você observa alguma coisa do comportamento. Seja reprodução, acasalamento ou mergulhando”, acredita.

Daniel acredita que tinha ao menos quatro machos com a sucuri fêmea durante o acasalamento (Foto: Daniel de Granville)
Daniel acredita que tinha ao menos quatro machos com a sucuri fêmea durante o acasalamento (Foto: Daniel de Granville)

O fotógrafo frisa que o período de reprodução das sucuris é durante o inverno, entre julho e outubro. “Agora, em fevereiro, época do verão, elas teoricamente estão em gestação. Levam de seis a sete meses entre o acasalamento e parir os filhotes. Elas ficam sumidas. Nessa época do ano agora é um período muito difícil de encontrar sucuri”, pontua.

Premiado 

Daniel de Granville mora há mais de 20 anos em Bonito e já fez vários registros de sucuris na região. A maioria pode ser encontrada no seu perfil no Instagram @danieldegranville. O trabalho rendeu inclusive prêmios, como o primeiro lugar na categoria Paisagem, no concurso da organização ambiental The Nature Conservancy, onde foram inscritas mais de 100 mil imagens de 158 países.

Mais Notícias
Mundo

Morre presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em queda de helicóptero

20 maio, 2024

Política

Homem vai a júri popular por matar esposa queimada em Rochedo

19 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções