Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mestre cururueiro de MS se apresenta com viola de cocho ao Brasil em redes sociais nesta sexta-feira - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Mestre cururueiro de MS se apresenta com viola de cocho ao Brasil em redes sociais nesta sexta-feira

Morador da fronteira entre Ladário e Corumbá, Sebastião Souza Brandão participará da live ação Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Por João Paulo Ferreira | 8 maio, 2020 - 10:05

O mestre cururueiro sul-mato-grossense Sebastião Souza Brandão, de 76 anos, fará um show nacional na noite desta sexta-feira (8), em uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), intitulada “Patrimônio Cultural #Emcasa”. O músico se apresentará com a viola de cocho, ao vivo nas redes sociais, para todo o Brasil.

Para assistir, basta acessar as redes sociais do Iphan Gov Br no Facebook, Instagram e Twitter às 18 horas.

Morador da divisa entre Ladário e Corumbá, “Seu Sebastião”, como é conhecido, contou ao Iphan que a música sempre fez parte da sua vida. “Costumo falar: eu nasci dentro daquele cochinho da viola e me entendi por gente vendo as músicas. A família toda era dessa cultura”, explicou. Aposentado, ele se dedicou à viola, e já rodo o país em eventos e festivais de cultura apresentando o trabalho dos mestres pantaneiros.

Já o cururueiro é quem está apto a construir artesanalmente uma viola de cocho, feita a partir de um tronco de madeira. A viola é o principal instrumento utilizado para tocar danças típicas como cururu e siriri, características importantes da população do pantanal mato grossense e sul-mato-grossense.

A ação desta sexta será realizada em parceria com mestres e mestras da cultura popular de todo o Brasil. O Iphan afirma que, com o isolamento social como principal mecanismo de combate à epidemia de Covid-19, o projeto visa a visibilizar saberes e práticas de detentores, além de reforçar a mensagem de ficar em casa. A escolha da ximbuva e do sarão-de-leite (madeiras preferidas para a produção da viola) e as técnicas de luteria aprendidas em família estarão na transmissão desta sexta, que reunirá um pouco dos saberes e segredos da oficina de viola que Seu Sebastião cultiva.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções