Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande confirma 6 º caso de raiva em morcego e Saúde emite alerta - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campo Grande confirma 6 º caso de raiva em morcego e Saúde emite alerta

Equipe do CCZ iniciou uma ação de bloqueio contra Raiva na Região do Bairro Amambaí

Por Viviane Freitas | 24 julho, 2023 - 12:25

Divulgação

Equipes da Coordenadoria de Controle Zoonoses (CCZ) iniciam nesta segunda-feira (24) ação de bloqueio contra Raiva na Região do Bairro Amambaí, em razão da confirmação de mais um morcego positivo para a doença. É o sexto caso registrado neste ano na Capital.

A coordenadora da CCZ, médica veterinária Cláudia Macedo, explica que a ação consiste na vacinação de animais ainda não imunizados contra a doença e a orientação dos moradores em relação aos cuidados necessários.  Ela reforça a importância de receber os agentes e manter a vacinação dos animais para evitar a doença.

“A vacinação é a única forma de proteção contra a doença. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal aos humanos e o vírus pode ser transmitido a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados, incluindo morcegos, cães e gatos”, disse.

No ano passado, foram registrados dois casos. O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último surto ocorreu 1988. Após 23 anos, ocorreu um caso isolado em 2011 de raiva canina, cujo cão adquirira a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.

Orientações

A população ao encontrar um morcego na residência ou quintal (vivo ou morto) deve isolar o animal com um pano, balde ou caixa sobre ele e entrar em contato com o CCZ por telefone. É necessário ainda evitar que os animais de estimação tenham contato  com o morcego e manter em dia a vacinação antirrábica anual em cães e gatos.

Se uma pessoa entrar em contato direto com morcego ou for mordido por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, a unidade de pronto atendimento (UPA/CRS) mais próxima.

Mais Notícias
Meio Ambiente

Governo de MS testa ônibus movido a GNV em Campo Grande

31 outubro, 2024

Interior

Acidente entre carro e moto mata mulher e deixa filha ferida na BR-376 em Glória de Dourados

31 outubro, 2024

Economia

Investimento de R$ 1,3 bilhão moderniza usina de etanol e reforça MS como referência em bioenergia

31 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções