Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Assembleia do Povo Terena em Nioaque destaca luta por direitos indígenas e fortalecimento da juventude - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Assembleia do Povo Terena em Nioaque destaca luta por direitos indígenas e fortalecimento da juventude

Nioaque recebe a maior Assembleia Terena com foco em diálogo e direitos indígenas

Por João Paulo Ferreira | 17 novembro, 2023 - 10:30

Em uma demonstração significativa de união e advocacia pelos direitos dos povos indígenas, a 16ª Assembleia do Povo Terena se iniciou em Nioaque, Mato Grosso do Sul. A abertura do evento, que ocorreu na Aldeia Cabeceira, marcou não apenas a maior mobilização deste grupo étnico, mas também destacou a importância da inclusão de várias vozes na formulação de políticas públicas.

A Assembleia deste ano contou com a participação especial da Caravana “Participa Parente”, uma iniciativa do Ministério do Povos Indígenas (MPI), apoiada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Este encontro é um marco, pois é a primeira vez que a comitiva do MPI, liderada pela Ministra Sônia Guajajara, esteve presente, juntamente com representantes do Governo Estadual e municipalidades.

A Secretária Adjunta da Setescc, Viviane Luiza, enfatizou a importância da Assembleia como um espaço democrático para fortalecer a unidade e reduzir o distanciamento social entre os povos indígenas e os diversos níveis governamentais.

Durante os quatro dias de evento, temas como educação, segurança, sustentabilidade, empreendimentos indígenas, juventude e mulheres foram discutidos. A conclusão da Assembleia visa a construção de uma agenda de ações e um plano de atuação para o Conselho Terena.

A Ministra Sônia Guajajara ressaltou a importância da Assembleia para o fortalecimento do movimento indígena e a participação ativa na tomada de decisões. Ela também enfatizou a necessidade de estratégias coletivas para avançar nas questões indígenas.

O Cacique Joel Marques, da aldeia anfitriã, expressou que a realização da Assembleia é um marco histórico para a comunidade e simboliza um avanço significativo na construção de novas políticas públicas.

A juventude indígena teve um papel central nas discussões, representando não só um olhar para o futuro, mas também uma oportunidade de influenciar políticas e práticas que afetam diretamente suas vidas. Gabriele Marques, uma jovem líder indígena, destacou a relevância do encontro para fortalecer o território indígena e a importância de ter referências no movimento indígena.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções