Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Especialista recomenda o uso de máscaras após baixa qualidade do ar em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Especialista recomenda o uso de máscaras após baixa qualidade do ar em MS

Segundo o Programa de Queimadas, de 1º a 17 de novembro foram registrados 1.334 focos de queimada, enquanto no mesmo período de 2022 foram apenas 18

Por Viviane Freitas | 20 novembro, 2023 - 9:25

A má qualidade do ar em Mato Grosso do Sul, causada pelas queimadas e altas temperaturas, está afetando diretamente a saúde das pessoas. Especialistas alertam que as partículas poluentes liberadas no ar podem tornar necessário o uso de máscaras, semelhante ao que já é recomendado em grandes metrópoles com poluição urbana.

De acordo com dados do Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de sexta-feira (17) para sábado (18), Mato Grosso do Sul registrou 356 focos de incêndio, colocando o estado em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso, que teve 562 focos.

Do total de focos em Mato Grosso do Sul, 79% ocorreram no Pantanal (282), 70 no Cerrado e quatro na Mata Atlântica. No Pantanal, dos 282 focos, 192 (68%) ocorreram em Corumbá, 66 (23,4%) em Miranda e 24 (8,5%) em Aquidauana. Corumbá também é o segundo município com mais focos no país, totalizando 213.

É importante destacar que, devido às altas temperaturas, o mês de novembro apresentou um aumento alarmante de mais de 7000% no número de focos na região do Pantanal em comparação com o ano anterior. Segundo o Programa de Queimadas, de 1º a 17 de novembro foram registrados 1.334 focos, enquanto no mesmo período de 2022 foram apenas 18.

O professor e doutor em geofísica espacial, Widinei Alves Fernandes, ressaltou que em todo o mundo cerca de sete milhões de pessoas morrem devido à exposição a ambientes poluídos, aumentando os riscos de AVC, problemas cardíacos e respiratórios.

“A qualidade do ar em Campo Grande é considerada boa na maior parte do ano, mas eventos como o período de queimadas aumentam a presença de partículas poluentes, exigindo alerta da população”, destaca o doutor.

Conforme explicação do professor, o índice de qualidade do ar é medido pela concentração de partículas, sendo que quanto menor o índice de partículas poluentes, melhor a qualidade do ar. Grandes queimadas em regiões próximas podem levar a uma classificação de qualidade do ar considerada ruim e muito ruim.

“Essas partículas finas são inaladas, penetrando no sistema respiratório e até na corrente sanguínea, potencializando doenças. Essas medidas são comuns em países como Arábia Saudita, China e Índia. Em Campo Grande, o uso de máscaras ainda não é necessário, mas na região pantaneira é recomendado”, conclui o professor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, houve um aumento de 6% nos atendimentos relacionados ao calor nas Unidades de Urgência e Emergência, principalmente para pacientes idosos.

O calor intenso pode diminuir, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), devido à probabilidade de chuvas, tempestades, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essas instabilidades são resultado do intenso fluxo de calor e umidade da Amazônia, combinado com o avanço de uma frente fria oceânica.

Em uma trágica situação, uma moradora de Mato Grosso do Sul sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17), possivelmente devido ao calor extremo. Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, natural de Sonora, estava ansiosa pelo evento.

O prefeito Enelto Ramos da Silva (PP), em nota, destacou a necessidade de investigar urgentemente se houve restrição ao acesso à água dentro do estádio Nilton Santos, especialmente diante das altas temperaturas enfrentadas recentemente. Ele pediu transparência na divulgação das informações sobre o incidente, buscando justiça e medidas sérias e responsáveis para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções