Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Nelsinho, Soraya e Tereza votam a favor da limitação de poderes do STF - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Nelsinho, Soraya e Tereza votam a favor da limitação de poderes do STF

Senadores do Mato Grosso do Sul apoiaram a proposta que restringe as decisões individuais no Supremo Tribunal Federal

Por João Paulo Ferreira | 23 novembro, 2023 - 15:51

Os três senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad do PSD, Soraya Thronicke do Podemos e Tereza Cristina do PP, votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC, aprovada com 52 votos favoráveis contra 18, surge como uma resposta do Congresso Nacional às tensões com o STF.

A PEC, idealizada pelo senador Oriovisto Guimarães do Podemos-PR e relatada por Esperidião Amin do PP-SC, propõe restrições significativas às decisões monocráticas dos ministros do STF. Decisões monocráticas são aquelas tomadas individualmente por um ministro, sem a necessidade de deliberação do plenário do STF. Com a nova medida, essas decisões não poderão mais ser usadas para suspender leis ou atos dos chefes dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo o presidente da República, Lula do PT, e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco do PSD-MG.

A PEC também estabelece regras específicas para casos de recesso judiciário e a tramitação de ações no STF. Durante o recesso, decisões monocráticas só serão permitidas em situações de urgência ou risco de dano irreparável, mas o tribunal terá que revisar essas decisões em até 30 dias após o retorno aos trabalhos. Além disso, a PEC determina que processos que afetem políticas públicas ou gerem despesas para qualquer poder do governo estejam sujeitos às mesmas normas.

Outro ponto importante da PEC é a exigência de que decisões cautelares – aquelas tomadas como medidas de precaução – em ações de inconstitucionalidade de leis sejam julgadas em até seis meses, passando a ter prioridade na pauta do tribunal após esse prazo.

Mais Notícias
Política

Jair Bolsonaro deve ter alta de hospital amanhã após 13 dias internado

16 maio, 2024

Cotidiano

Bombeiros de Campo Grande retornam após missão de resgate no RS

16 maio, 2024

Capital

VÍDEO: Briga entre estudantes deixa jovem ensanguentado em universidade de Campo Grande

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções