Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Lula estuda proposta de 'vale carne' enviada por pecuaristas de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Lula estuda proposta de ‘vale carne’ enviada por pecuaristas de MS

Ideia já está há sete meses em análise e prevê voucher para compra de até um quilo e meio de carne

Por Viviane Freitas | 6 março, 2024 - 9:54

Reprodução

Após sete meses, pecuaristas de Mato Grosso do Sul estão buscando respostas sobre a proposta enviada ao governo federal para a criação de um “vale carne”. No ano passado, em agosto, eles apresentaram ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a ideia do “Programa Carne no Prato”.

Diante da redução no consumo e da queda nos preços da arroba do boi, essa foi uma medida pensada pelo setor para se reerguer. Os pecuaristas propõem um subsídio para até um quilo e meio de carne por mês às famílias, com um valor aproximado de R$ 35. Inicialmente, o programa seria direcionado para famílias cadastradas no CadÚnico e já beneficiadas pelo Bolsa Família. O benefício seria utilizado em açougues ou supermercados parceiros.

O projeto ainda está em análise pela Casa Civil e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, conforme informado pelo ministro Paulo Teixeira. A proposta visa impulsionar o mercado, com o abate de aproximadamente 2,3 milhões de cabeças de gado ao ano, ou seja, 475 mil toneladas de carne bovina. Essa quantidade é quase três vezes maior do que as 174 mil toneladas que Mato Grosso do Sul exporta anualmente, o que possibilitaria a distribuição de vouchers para cerca de 19,5 milhões de pessoas.

Segundo o jornal Estadão, na reunião realizada em 2023 estavam presentes o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, e o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Guilherme Bumlai, filho de José Carlos Bumlai, conhecido por sua amizade com o presidente Lula e por ter sido condenado na Lava Jato.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções