Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Comércio varejista de Mato Grosso do Sul registra alta de 3,6% - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Comércio varejista de Mato Grosso do Sul registra alta de 3,6%

Desempenho do estado supera a média nacional no início de 2024

Por João Paulo Ferreira | 14 março, 2024 - 14:45

Foto: Laura Cavalieri Dutra

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quinta-feira (14) que o comércio varejista de Mato Grosso do Sul iniciou o ano de 2024 com uma elevação expressiva de 3,6% em janeiro, comparando com o mês anterior. Esse crescimento supera a média nacional e indica um momento positivo para a economia do estado. A Pesquisa Mensal de Comércio, que serve de base para esse dado, investiga a receita bruta de revenda nas empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas e focadas principalmente no comércio varejista.

Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, janeiro de 2023, o comércio varejista do estado apresentou um aumento significativo de 8,2% no volume de vendas. No entanto, o desempenho no comércio varejista ampliado, que inclui setores como veículos e material de construção, foi misto. Houve um aumento de 4,1% na passagem de dezembro para janeiro, mas uma queda de 2,6% em relação a janeiro do ano passado, com um acumulado negativo de 9,3% nos últimos 12 meses.

Após detalhar a situação de Mato Grosso do Sul, é importante observar o contexto nacional. O comércio varejista brasileiro, de modo geral, registrou um avanço de 2,5% em janeiro de 2024, com ajuste sazonal. Esse resultado positivo foi observado em 24 das 27 unidades da federação, com Mato Grosso (8,6%), Bahia (6,2%) e Acre (4,7%) liderando os ganhos. Contrariamente, Santa Catarina (-1,0%), Minas Gerais (-0,1%) e Maranhão (-0,1%) apresentaram os únicos desempenhos negativos.

Ainda no comércio varejista ampliado, o crescimento foi de 2,4% no período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, com 21 das 27 unidades federativas mostrando resultados positivos. Neste segmento, Tocantins (9,4%), Mato Grosso (8,7%) e Maranhão (7,3%) destacaram-se pelos avanços mais significativos, enquanto Santa Catarina, Ceará e Espírito Santo registraram as maiores quedas.

Comparando as vendas de janeiro de 2024 com as de janeiro de 2023, o comércio varejista nacional cresceu em 25 das 27 unidades da federação. Amapá, Mato Grosso e Bahia foram os estados com os maiores aumentos percentuais, demonstrando a força do setor varejista no país.

Este panorama revela um início de ano promissor para o comércio varejista, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no restante do Brasil, apesar dos desafios enfrentados por alguns setores e regiões específicas.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções