Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto Miolo incentiva leitura de autores sul-mato-grossenses em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Projeto Miolo incentiva leitura de autores sul-mato-grossenses em Campo Grande

Iniciativa une escritores nacionais e leitores para oficinas e leituras de obras regionais

Por João Paulo Ferreira | 4 abril, 2024 - 15:17

Foto: Divulgação

Campo Grande recebe, a partir de abril, uma série de eventos literários promovidos pelo projeto “Miolo: Circuito de Leituras Integrais”, que busca fomentar o hábito da leitura e valorizar a literatura produzida em Mato Grosso do Sul. Com a primeira edição marcada para o dia 19 de abril, o projeto propõe encontros mensais onde obras de escritores regionais serão lidas integralmente e discutidas com o auxílio de autores de destaque no cenário nacional.

A estreia contará com a obra “Azul Dentro do Banheiro”, de Marlene Mourão, sob a mediação do carioca Caio Zero, reconhecido por seus trabalhos finalistas do prêmio HQ Mix. O encontro visa promover uma experiência coletiva de apreciação literária no Bar Copo, localizado na rua 14 de julho. A participação é aberta ao público, sendo solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.

Além das leituras, o projeto inclui a realização de oficinas literárias na Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande, com o objetivo de aproximar a comunidade da literatura através de atividades práticas e discussões sobre o processo criativo. A primeira oficina, agendada para 20 de abril, focará na linguagem dos quadrinhos.

Nos meses seguintes, mais livros e autores serão explorados, entre eles “Caixa D’Água”, de Febraro de Oliveira, e “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, com mediações de Luiza Romão e Monique Malcher, respectivamente, ambas vencedoras do Prêmio Jabuti.

O projeto, idealizado por Bianca Resende, Felipe Mafra e Febraro de Oliveira, da Hámor Livraria, já atraiu 150 leitores em suas edições anteriores e busca agora expandir seu alcance com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Um destaque é a inclusão social e cultural promovida pelas oficinas na CUFA, visando fortalecer as comunidades periféricas através do acesso à cultura.

Todas as atividades serão acessíveis, com intérpretes de libras e adaptações para pessoas com deficiência auditiva e visual, reafirmando o compromisso do projeto com a inclusão.

Interessados em participar das oficinas devem se inscrever através do Instagram da Hámor Livraria, onde também podem ser encontradas mais informações sobre o projeto.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções