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Projeto de kit didático inclusivo para deficientes visuais de MS ganha prêmio nacional no RS

Material didático desenvolvido por estudantes do IFMS de Nova Andradina é reconhecido em evento de inovação educacional

Por João Paulo Ferreira | 26 abril, 2024 - 15:29

Foto: Acervo

Um projeto inovador do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina, foi premiado no InovaEduBr Summit 2024, realizado em Porto Alegre de 16 a 18 de abril. O projeto, intitulado “Aperfeiçoamento e Análise Pedagógica de Materiais Didáticos Concretos 3-D Inclusivos para Pessoas com Deficiência Visual Visando a Aprendizagem de Modelagem de Sistemas de Informação”, obteve a primeira colocação na categoria “Educação Básica”.

O projeto foi apoiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (PICTEC). Desenvolvido por Arthur da Silva Dantas, Rafael Venâncio Cruz, Renato Borges Lazarini e Victor Hugo Dantas de Macedo, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Zarate Sanavria, o projeto se destacou pelo seu potencial inovador e perspectivas de disseminação.

O kit didático criado inclui diagramas em 3-D como Casos de Uso, Classes, Atividades e Modelo Relacional de Dados, utilizando uma base estilo Lego®, peças com identificação alfanumérica e em braile, e conectores RJ-45. Este material permite que estudantes com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de Engenharia de Software e Banco de Dados, áreas tradicionalmente visuais.

O projeto não só foi premiado no InovaEduBr Summit, mas também obteve reconhecimento em outras competições, incluindo o 1º lugar na FECINOVA – Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina, 1º Lugar na FETEC MS PÍCTEC na categoria Ciências Humanas, e alcançou as etapas semifinalista da FEBRACE 2024 e finalista no Concurso de Trabalhos Técnicos do Computer on the Beach 2024.

Além do reconhecimento, o projeto terá um artigo publicado na Revista Renote, um periódico do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material didático está em processo de registro de propriedade intelectual no IFMS e será disponibilizado para uso mais amplo em breve, marcando um avanço significativo para a educação inclusiva e acessível.

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