Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Brasil ultrapassa 12 milhões de casos de Covid-19 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Brasil ultrapassa 12 milhões de casos de Covid-19

Por Redação | 23 março, 2021 - 10:03

Com mais 49.293 casos de Covid-19 confirmados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou nesta segunda-feira (22) a marca de 12 milhões de confirmações desde o início da pandemia. Ao todo, são 12.047.526.

Esse patamar fúnebre só foi alcançado por outro país em todo o mundo, os Estados Unidos, que têm a maior quantidade de diagnósticos confirmados e mortes pela doença.

Por lá, porém, os números vem caindo desde meados de janeiro. No domingo (21), quando os norte-americanos atualizaram a contagem pela última vez, foram confirmados 33 mil novos casos — 14 mil a menos que os registrados no Brasil no mesmo dia.

Os especialistas consideram que este é o momento mais grave da pandemia no país. A média móvel de óbitos tem batido recordes sucessivos desde 24 de fevereiro e chegou a 2.306 nesta segunda.

Só nas últimas 24 horas, mais 1.383 vítimas da doença foram registradas, totalizando 295.425.

Até este domingo (22), 16 estados e o Distrito Federal estavam em colapso na saúde, com mais de 90% da ocupação de leitos de UTI. Mato Grosso do Sul e Rondônia não tinham mais nenhuma vaga na terapia intensiva disponível.

Em todo o país, apenas o Amazonas, com 77,6% de ocupação, e Roraima, com 71%, não aparecem em situação crítica.

Esse último fim de semana foi o mais fatal de toda a pandemia, com 3.728 mortes em 48 horas. É comum que, aos domingos e segundas-feiras, as confirmações sejam represadas por conta do funcionamento de laboratórios e secretarias da Saúde.

Pouco mais de dois meses depois do início da vacinação, o Brasil atingiu mais cedo a marca de 16 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todo o território nacional.

Em termos percentuais, porém, o número ainda é pequeno. Até o momento, 5,61% da população brasileira tomou pelo menos uma dose e 1,97%, tomou as duas doses necessárias para ser imunizado.

O presidente do Conass, Carlos Lula, disse em entrevista à rede CNN que, caso a vacinação acelere, o número de internações pode começar a baixar a partir de abril. O prognóstico para o momento atual, porém, não é animador.

“Muito provavelmente, nessa semana ainda, a gente ultrapasse a marca de 3 mil óbitos diários. Agora, começamos a perder pessoas sem ter acesso a um leito de UTI ou enfermaria. A letalidade ainda vai aumentar nos próximos dias”, disse.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções