Por Viviane Freitas | 1 junho, 2021 - 11:04
A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que moram no Brasil volta a ser obrigatória, a partir desta terça-feira (01). A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia da covid-19 e não causava a suspensão do benefício.
Com o retorno da obrigatoriedade, os beneficiários que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso. A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
De acordo com a Portaria 1.299, que retomou a obrigatoriedade da prova de vida, ela começará com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.
Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020.
No mês seguinte, julho, para os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.
Os beneficiários que têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção podem buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Confira:
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções