O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira (14) a unificação do horário de votação em todo o país, sem levar em conta os fusos existentes no Brasil. Com isso, a votação ocorre entre 8h e 17h, pelo horário de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, uma hora a menos em relação à capital federal, a votação será das 7h às 16h.
Com a mudança, a votação no Acre acontecerá entre 6h e 15h. Já em parte do Pará e no Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as urnas estarão abertas entre 7h e 16h. Na Ilha de Fernando de Noronha a votação será das 9h às 18h.
A mudança aconteceu após proposta apresentada pelo ministro Edson Fachin, que levou ao plenário do TSE um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Acre. A Justiça Eleitoral acreana afirmou que para auxiliar a logística pedia que a votação por lá ocorresse entre 7h e 16h no horário local.
A unificação do horário de votação também evita teorias conspiratórias que circularam na eleição de 2018. Na ocasião, a demora na liberação dos resultados foi apontada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro como uma tentativa de fraude no resultado.