Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ex-mulher de autor de atentado contra o STF morre após 16 dias internada por queimaduras graves - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Ex-mulher de autor de atentado contra o STF morre após 16 dias internada por queimaduras graves

Polícia confirma que incêndio em SC foi provocado por Daiane Dias em ato intencional

Por João Paulo Ferreira | 3 dezembro, 2024 - 11:58

Daiane Dias, de 41 anos, ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, autor do atentado contra o Supremo Tribunal Federal (STF), faleceu nesta terça-feira (3) em decorrência de complicações causadas por queimaduras graves. A mulher estava internada na UTI do Hospital Tereza Ramos, em Lages (SC), onde chegou após sofrer queimaduras de 1°, 2° e 3° graus em um incêndio que ela própria provocou na residência em que vivia, em Rio do Sul, Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou o óbito. Em nota, a direção do hospital informou que Daiane não resistiu às complicações de saúde. “O óbito foi comunicado à família e à Polícia Científica de Santa Catarina”, dizia o comunicado.

Incêndio após o atentado ao STF

O incêndio ocorreu na manhã de 17 de novembro, quatro dias após o atentado de Tiü França em frente ao STF. O ataque foi realizado com explosões de fogos de artifício e tijolos no estacionamento anexo à Câmara dos Deputados. Daiane, que foi ouvida pela Polícia Federal no dia seguinte ao atentado, revelou que Francisco Luiz tinha como objetivo assassinar o ministro Alexandre de Moraes e outras pessoas presentes no momento.

Investigação do incêndio

De acordo com a Polícia Civil, Daiane adquiriu material inflamável na manhã de 17 de novembro e retornou à residência, onde iniciou o fogo e permaneceu no interior do imóvel, aparentemente em uma tentativa de tirar a própria vida. Perícias realizadas pela Polícia Científica identificaram vestígios de produto inflamável em uma jaqueta recolhida no local. Imagens de segurança reforçam a tese de que ela agiu sozinha.

O delegado Juliano Bridi afirmou que todas as evidências indicam que Daiane teve intenção deliberada ao provocar o incêndio. “Os vídeos e os materiais coletados comprovam que ela comprou o material e iniciou o fogo com o intuito de permanecer no local até o fim”, explicou o delegado.

Contexto do atentado ao STF

O ataque ao STF, ocorrido na noite de 13 de novembro, resultou na morte de Francisco Wanderley Luiz, que era o proprietário do veículo utilizado no atentado. As explosões, que aconteceram em intervalos de 20 segundos, chamaram a atenção pelas características improvisadas dos materiais usados.

Francisco, que morreu no ataque, foi identificado pela Polícia Civil, e o caso segue como parte de uma investigação mais ampla sobre atos de violência contra instituições democráticas.

Mais Notícias
Esportes

Time de Campo Grande conquista bicampeonato da Copa do Brasil de Flag Football Feminino

3 dezembro, 2024

Polícia

Criança de 2 anos é hospitalizada em estado grave em Aquidauana e polícia investiga maus-tratos

3 dezembro, 2024

Saúde

MS forma primeira turma em abordagem de Saúde Única no SUS

3 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções