Com apenas 18 anos, a estudante Nicole Vieira conquistou uma bolsa de cerca de R$ 2 milhões para estudar Física e Ciência da Computação na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Além disso, é uma das dez pessoas do mundo selecionadas para integrar o programa “Science Research Fellow”, uma comunidade científica que coloca jovens em contato direto com professores vencedores do Prêmio Nobel.
“Quero ser a primeira astronauta mulher brasileira a ir para o espaço e fazer o país se tornar linha de frente em ciência mundial. Desde criança eu tenho esse sonho, antes ele ficava só no imaginário, mas agora tenho métodos para fazê-lo acontecer”, revela a estudante.
A mãe de Nicole, Celma Vieira da Silva, comenta que desde os primeiros anos de vida, a filha era muito dedicada. “Ela sempre foi muito estudiosa, com quatro anos já sabia o alfabeto inteiro, mas quando entrou no ensino médio começou a ter esse entusiasmo de estudar fora”, assegura.
Nicole explica que para conseguir estudar e ser aprovada, participou de mentorias gratuitas no Brasil e no exterior. Em um dos projetos, ela recebeu, por exemplo, ajuda financeira para ir a outras cidades realizar provas de proficiência de idioma, necessárias para a inscrição na universidade.