Por João Paulo Ferreira | 16 novembro, 2022 - 15:38
O ator Célio Figueiredo, de 76 anos, que interpretava o Papai Noel em um shopping de Itu, no interior de São Paulo, morreu após passar mal durante uma apresentação no sábado (12). Momentos antes, o Papai Noel chegou a cumprimentar as crianças e adultos que estavam presentes no evento.
O Papai Noel iniciava sua participação no evento de Natal promovido pelo centro de compras. Ele chegou de helicóptero, vestido com o traje tradicional do “bom velhinho”, por volta das 14h, e percorreu os corredores do shopping em um trenó até o palco onde foi feita sua apresentação oficial ao público.
A comerciante Lidiane Cordeiro havia levado o filho de 4 anos para ver a chegada do Papai Noel e filmou o momento em que o “bom velhinho” é chamado ao palco. Segundo ela, Figueiredo parecia estar bem até então. “O nosso Bom Velhinho está chegando. Cuidado com o nosso Bom Velhinho,” diz a pessoa que fazia o cerimonial do evento.
Em seguida, Papai Noel sobe ao palco, acena para as centenas de pessoas presentes, posa para fotos e recebe simbolicamente a chave da cidade, entregue por um representante da Secretaria da Cultura do município como é feito todos os anos. Por ter dificuldade de locomoção, Figueiredo caminhava com o auxílio de uma bengala. Logo após, o Papai Noel desce e segue para se sentar em sua poltrona, onde iria começar a receber as crianças para fotos.
Nesse momento, o Papai Noel passa mal, é socorrido pela equipe de socorristas do centro de compras e recebe os primeiros socorros ainda no shopping. Figueiredo foi levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade. “Estava muito calor e inicialmente achamos que ele havia passado mal por isso. Quando os bombeiros os socorreram ele já estava inconsciente, foi uma cena muito triste de se ver e uma situação muito delicada para explicar para as crianças”, conta Lidiane.
A causa da morte foi atestada como parada cardiorrespiratória. O corpo de Figueiredo foi enterrado no domingo (13) no Cemitério Municipal de Itu.
Figueiredo fazia o papel do “bom velhinho” no shopping de Itu pelo segundo ano consecutivo. Ele foi contratado após o Papai Noel anterior, Osmar Parezini, morrer de infarto, em 2020.
Após o Papai Noel passar mal, a apresentação com outros personagens seguiu por cerca de 20 minutos, segundo os presentes. “Acredito que eles estavam aguardando para ver o quadro de saúde do Papai Noel, mas ao notarem que era grave, o evento foi encerrado”, conta Lidiane. Em nota publicada nas redes sociais no fim de semana, o shopping lamentou o ocorrido e disse estar prestando todo o apoio à família de Figueiredo.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções