Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Recorde histórico: Quase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem nome do pai em 3 meses - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

Recorde histórico: Quase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem nome do pai em 3 meses

Segundo a Arpen, número é o maior já identificado para o período de janeiro a abril

Por Viviane Freitas | 12 maio, 2022 - 9:31

O abandono paternal nunca foi tão grande no Brasil; assim como o número de mães-solo. Um levantamento junto aos cartórios brasileiros mostra que, entre janeiro e abril de 2022, 56,9 mil recém-nascidos foram registrados somente com o nome da mãe, o maior número já identificado para o período, em comparação com anos anteriores.

Os dados foram divulgados, nesta 2ª feira (09.mai), pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), com base em informações dos 7,6 mil cartórios de todo o país, contidas no Portal da Transparência do Registro Civil.

De acordo com a plataforma, o número de bebês filhos de mães-solo tem apresentado tendências de crescimento nos últimos anos. Em 2018, mais de 51 mil recém-nascidos possuíam somente o nome da mãe na Certidão de Nascimento. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número cai para 52,1 mil. Já em 2021, o total de crianças sem o sobrenome paterno sobe para 53,9 mil.

O estudo indica ainda uma diminuição no total de nascimentos em 2022, em relação ao mesmo período anterior: neste ano, foram 858 mil recém-nascidos, enquanto em 2018, foram 954,9 mil.

A legislação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que, caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo como genitor no cartório, que deverá comunicar registro aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções