Por Viviane Freitas | 22 agosto, 2023 - 7:58
Uma tempestade de poeira, semelhante à que atingiu Campo Grande quase dois anos atrás, ocorreu no último fim de semana em Goiânia. O céu avermelhou, invadindo casas com terra e provocando dificuldades respiratórias para os moradores.
Em outubro de 2021, a tempestade de poeira causou danos em várias partes de Campo Grande, gerando preocupação especialmente no Centro da cidade, onde a nuvem era claramente visível devido à altura dos prédios.
Recentemente, ocorreu uma tempestade similar, porém menos intensa, também no Centro de Campo Grande. Essa condição climática esteve associada a uma frente fria proveniente do sul do Brasil e a um sistema de pressão vindo do Paraguai.
Neste último fim de semana, conforme informações do site local de Goiânia, Portal 6, a tempestade de poeira afetou diversos bairros da cidade, com previsões de que também pudesse ocorrer em cidades do interior.
Essas tempestades de poeira surgem durante períodos de estiagem, quando as chuvas são escassas, e são agravadas pela chegada repentina de frentes frias, criando as condições ideais para esse fenômeno, de acordo com especialistas em meteorologia.
Segundo a meteorologia, a ausência de chuvas faz com que o solo se desintegre em partículas de pó, que são então levantadas pela chegada de frentes frias, com rajadas de vento atingindo velocidades de até 30 km/h.
Na tempestade de poeira que atingiu Campo Grande em outubro de 2021, os ventos chegaram a 94,45 km/h, causando destelhamento, quedas de galhos e granizo em diferentes áreas da cidade. A visibilidade caiu para 800 metros, levando ao fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O Corpo de Bombeiros foi chamado para remover árvores caídas em vários locais da cidade devido à ventania.
26 novembro, 2024
26 novembro, 2024
26 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções