Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Agosto Lilás: DEAM intensifica ações no combate à violência contra a mulher - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Agosto Lilás: DEAM intensifica ações no combate à violência contra a mulher

Até o final de julho deste ano, já foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências de violência doméstica e 16 casos de feminicídio no estado

Por Viviane Freitas | 2 agosto, 2023 - 11:00

Divulgação

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) está intensificando suas ações durante o mês de agosto, conhecido como “Agosto Lilás”, dedicado ao combate e enfrentamento da violência contra a mulher. A delegada titular, Elaine Benicasa, destaca que embora as ações sejam enfatizadas neste mês, a DEAM trabalha durante todo o ano para combater a violência contra as mulheres.

O objetivo do “Agosto Lilás” é conscientizar a população sobre a violência de gênero, divulgar a Lei Maria da Penha e fornecer informações sobre os serviços especializados, canais de denúncia e políticas públicas disponíveis para todas as mulheres.

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revelam que até o final de julho deste ano, já foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências de violência doméstica e 16 casos de feminicídio no estado.

Em Mato Grosso do Sul, a rede de atendimento à mulher vítima de violência inclui canais de denúncia online, solicitação de medidas protetivas através do WhatsApp e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant’Anna Oliveira, ressalta o compromisso do estado em fortalecer os serviços de atendimento e capacitar os servidores para acolher essas mulheres.

O CEAM, coordenado pela delegada Sidneia Tobias, oferece acolhimento, acompanhamento psicossocial e tratamento contínuo para mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, sem prazo determinado para encerramento da terapia. O centro também realiza encaminhamentos para a Casa Abrigo.

O Programa Mulher Segura da Polícia Militar (Promuse), institucionalizado em 2018, tem como objetivo auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica, fiscalizando medidas protetivas, realizando palestras de prevenção primária e auxiliando o Judiciário e o Ministério Público com relatórios de riscos individuais. O programa está presente em 18 municípios de Mato Grosso do Sul, com monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Infelizmente, casos recentes de feminicídio ainda ocorrem no estado. Um trágico exemplo foi o caso de Valéria Carrilho da Silva, que teve seu corpo incendiado e não resistiu aos ferimentos. O autor, seu ex-marido, foi preso pela equipe da DEAM.

É essencial que a sociedade, as instituições e os órgãos governamentais trabalhem em conjunto para erradicar a violência contra as mulheres e garantir a segurança e os direitos fundamentais para todas as vítimas. O “Agosto Lilás” é uma importante iniciativa para sensibilizar a todos sobre essa causa.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções