Por Viviane Freitas | 4 julho, 2022 - 10:38
Os campo-grandenses que aderiram ao Programa Recomeçar-Moradia, começam a receber os valores do ‘auxílio-aluguel’ neste mês de julho. No total, 500 famílias receberão o valor de R$500 para auxiliar no pagamento de aluguel de imóvel residencial na Capital.
O “Programa Recomeçar-Moradia” está dividido em três modalidades relacionadas a habitação.
– I – Recomeçar-Moradia Emergencial
– II – Recomeçar-Moradia Vulnerabilidade Social;
– III – Recomeçar-Moradia Mulheres Vítimas de Violência de Gênero.
Essa modalidade destina atender famílias e pessoas residentes em áreas onde há indicação por parte da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) de risco habitacional por enchentes, desabamentos, e outros sinistros.
Com base em um relatório técnico feito pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, será constatado os riscos e grau efetivo da situação precária que estiver a moradia, que justifique as ações do auxílio.
Moradia Vulnerabilidade Social
Esse Auxílio Moradia destina-se a atender pessoas em vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, jovens em processo de desligamento por idade do Serviço de Acolhimento Institucional, e jovens egressos do sistema socioeducativo.
Deverá ser comprovado o risco social e falta de autonomia financeira, através de um laudo social elaborado por uma das Unidades Encaminhadoras dessa modalidade.
Moradia Mulheres Vítimas de Violência de Gênero
O Recomeçar-Moradia Mulheres Vítimas de Violência de Gênero irá atender mulheres chefes de família, vítimas de violência de gênero com risco de sofrerem ameaças e de terem a sua integridade física comprometida, e estejam sem autonomia financeira.
As unidades responsáveis por essa modalidade será a Casa da Mulher Brasileira, vinculada à Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEMU) e a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF).
A gestão e acompanhamento do programa será realizado pela AMHASF. Conceder, suspender ou revogar os benefícios do Programa Recomeçar-Moradia em todas as suas modalidades, bem como exercer a função de acompanhamento e controle social das atividades de cada modalidade.
Requisitos para o ‘auxílio-aluguel’
Para mais informações, clique aqui.
31 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções