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APAE/CG inova no tratamento das pessoas com deficiência sendo pioneira do método Snoezelen em MS

Snoezelen é um método de estimulação sensorial desenvolvido na Holanda, com o objetivo de melhorar o bem-estar de pessoas com deficiências, severas ou profundas

Por Redação | 21 setembro, 2022 - 16:33

A APAE de Campo Grande mais uma vez inova no tratamento das pessoas com deficiência e na educação especial. Desta vez, de forma pioneira, em Mato Grosso do Sul, a instituição traz o método Snoezelen, para ser trabalhado no Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE).

O Snoezelen é um método de estimulação sensorial desenvolvido na Holanda, com o objetivo de melhorar o bem-estar de pessoas com deficiências, severas ou profundas. O nome Snoezelen vem da junção de duas palavras, Snuffelen (procurar/explorar) e Doezelen (relaxar). Esta metodologia visa a estimulação de todos os sentidos (tato, visão, audição, olfato, paladar, proprioceptivo (órgãos do ouvido interno) e vestibular (que permite perceber localização, posição, orientações do corpo).

Para realizar o método, o ambiente deve ser cuidadosamente planejado. Por isso, foi construída no CEDEG/APAE, uma sala que contém diversos recursos como, luzes, vibração, sons, cheiros e texturas, capazes de contribuir para a modulação sensorial, de forma controlada, podendo ser utilizado de forma individual ou combinada.

Para o atendimento, a APAE de Campo Grande capacitou os profissionais da instituição para que estivessem aptos a realizar o método Snoezelen. A exemplo da Pedagoga e Psicopedagoga, Jaqueline Freitas, responsável pela sala multissensorial, que participou do curso sobre o estudo e a abordagem Snoezelen/MSE, em Curitiba/PR.

De acordo com a pedagoga, o estímulo é realizado por meio de experiências multissensoriais, conforme a necessidade de cada atendido, tendo como ponto de partida as suas potencialidades, sempre respeitando o seu tempo e ritmo. “É um ambiente seguro, onde é possível promover o autocontrole, autonomia, exploração e descoberta, trazendo efeitos terapêuticos e pedagógicos consideráveis, pois permite estimular os sentidos primários sem a necessidade de recorrer somente as capacidades intelectuais, privilegiando as sensoriais, sem deixar de promover a atividade intelectual e incentivar o relaxamento”, explicou.

Jaqueline Freitas destaca que o método auxiliará na melhora dos quadros de desregulação sensorial, hiperatividade, hipoatividade (condição inversa a hiperatividade), dificuldades relacionadas à interação social, auto e heteroagressividade, desordens neuromotoras, déficits ou transtornos de atenção, comprometimentos na concentração, problemas de memória, ausência ou diminuição da comunicação.

“Visaremos a garantia de um processo cognitivo, independente das condições físicas e intelectuais, buscando alternativas facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio do método, é possível pensar e agir a partir das necessidades e potencialidades de cada indivíduo. Desta forma, o indivíduo participa ativamente do seu aprendizado, por meio da experimentação”, afirmou Jaqueline.

São diversas as habilidades que a sala Snoezelen propicia, como o aumento dos aspectos de atenção e concentração; Desperta a memória; Promove o relaxamento, lazer e diversão; Melhora o desenvolvimento motor; Incentiva a interação social e exploração do ambiente e materiais; Estimula o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria, entre outras.

O método Snoezelen passará a fazer parte da avaliação inicial do usuário no CEDEG/APAE a partir de outubro.

Já para os alunos matriculados na unidade escolar da APAE/CG, o método começará a ser trabalhado a partir do ano de 2023, quando houver a indicação/encaminhamento por parte dos profissionais da área da saúde e educação, em decorrência de queixas sensoriais, comportamentais, emocionais ou motoras, sendo a partir de então realizada uma dieta sensorial individual.

“Não há uma idade limite para a utilização do método, podendo esta ser iniciada já nos primeiros meses de vida, trazendo benefícios a todas as idades e diagnósticos, sempre após a avaliação de um profissional habilitado, pois a dieta sensorial será planejada de acordo com as necessidades apresentadas”, frisou a Pedagoga.

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