Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT

Evento reúne especialistas e reforça políticas de tolerância zero da instituição

Por João Paulo Ferreira | 22 novembro, 2024 - 14:28

Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), a APAE de Campo Grande (APAE/CG) promoveu um evento para fortalecer o combate ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho. Nesta sexta-feira (22), o Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) recebeu as advogadas Dra. Gabriela Duailibi e Dra. Danielly Pinho, que abordaram os temas com a equipe da instituição.

Além dos funcionários da unidade, estiveram presentes o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o coordenador de Recursos Humanos, Gustavo França, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, e o advogado responsável pelo Compliance da APAE/CG, Daniel Novaes.

A Dra. Danielly Pinho, coordenadora do núcleo trabalhista do escritório Bastos, Claro & Duailibi Advogados Associados, detalhou os tipos de assédio moral – verbal, físico, psicológico e virtual –, destacando suas manifestações e como identificá-las. “A palestra na APAE/CG foi importante para a prevenção da ocorrência do assédio, para que seja evitada. A instituição hoje está desenvolvendo um trabalho de tolerância zero ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho”, afirmou.

Dra. Danielly Pinho, coordenadora do núcleo trabalhista do escritório Bastos, Claro & Duailibi Advogados Associados

Ela ressaltou ainda a relevância do canal de denúncias disponibilizado pela APAE/CG. “Esse é o nosso papel, expandir o canal de denúncia para todos os funcionários, para que entendam a importância em denunciar qualquer tipo de assédio. Toda denúncia será investigada e, se constatada a prática, o assediador será demitido”, reforçou.

A Dra. Gabriela Duailibi trouxe à discussão aspectos legais e atualizações de leis que asseguram condições dignas e seguras no trabalho. A advogada também apresentou dados preocupantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre assédio no ambiente profissional.

O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, destacou a importância dos temas e incentivou o uso do canal de denúncia. “É muito importante estarmos cientes sobre o assunto, principalmente, porque lidamos com pessoas, dentre elas, pessoas com deficiência, que precisam que estejamos bem para podermos trabalhar e proporcionar um ótimo serviço”, afirmou.

Cartilha e canal de denúncias

Desde 2023, a APAE/CG adota a cartilha de prevenção ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho, produzida pelo Compliance, Recursos Humanos e SESMT, com o apoio da Diretoria-geral. A cartilha oferece conceitos, exemplos e instruções práticas, disponíveis aos funcionários desde a admissão.

Na penúltima página do material, são detalhados os procedimentos para relatar casos de assédio e discriminação. As denúncias podem ser feitas por e-mail ou por QR Code, de forma identificada ou anônima.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções