Por João Paulo Ferreira | 22 novembro, 2024 - 14:28
Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), a APAE de Campo Grande (APAE/CG) promoveu um evento para fortalecer o combate ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho. Nesta sexta-feira (22), o Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) recebeu as advogadas Dra. Gabriela Duailibi e Dra. Danielly Pinho, que abordaram os temas com a equipe da instituição.
Além dos funcionários da unidade, estiveram presentes o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o coordenador de Recursos Humanos, Gustavo França, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, e o advogado responsável pelo Compliance da APAE/CG, Daniel Novaes.
A Dra. Danielly Pinho, coordenadora do núcleo trabalhista do escritório Bastos, Claro & Duailibi Advogados Associados, detalhou os tipos de assédio moral – verbal, físico, psicológico e virtual –, destacando suas manifestações e como identificá-las. “A palestra na APAE/CG foi importante para a prevenção da ocorrência do assédio, para que seja evitada. A instituição hoje está desenvolvendo um trabalho de tolerância zero ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho”, afirmou.
Ela ressaltou ainda a relevância do canal de denúncias disponibilizado pela APAE/CG. “Esse é o nosso papel, expandir o canal de denúncia para todos os funcionários, para que entendam a importância em denunciar qualquer tipo de assédio. Toda denúncia será investigada e, se constatada a prática, o assediador será demitido”, reforçou.
A Dra. Gabriela Duailibi trouxe à discussão aspectos legais e atualizações de leis que asseguram condições dignas e seguras no trabalho. A advogada também apresentou dados preocupantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre assédio no ambiente profissional.
O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, destacou a importância dos temas e incentivou o uso do canal de denúncia. “É muito importante estarmos cientes sobre o assunto, principalmente, porque lidamos com pessoas, dentre elas, pessoas com deficiência, que precisam que estejamos bem para podermos trabalhar e proporcionar um ótimo serviço”, afirmou.
Cartilha e canal de denúncias
Desde 2023, a APAE/CG adota a cartilha de prevenção ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho, produzida pelo Compliance, Recursos Humanos e SESMT, com o apoio da Diretoria-geral. A cartilha oferece conceitos, exemplos e instruções práticas, disponíveis aos funcionários desde a admissão.
Na penúltima página do material, são detalhados os procedimentos para relatar casos de assédio e discriminação. As denúncias podem ser feitas por e-mail ou por QR Code, de forma identificada ou anônima.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções