Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campanha para saúde dos rins acontece nesta quinta (12) em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campanha para saúde dos rins acontece nesta quinta (12) em Campo Grande

Campanha Previna-se tem como tema “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”

Por João Paulo Ferreira | 11 março, 2020 - 15:00

A ABREC-MS (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul), em comemoração ao dia Mundial do Rim, que este ano acontece no dia 12 de março, próxima quinta-feira, realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) a campanha Previna-se, que em 2020 tem como tema “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina! ”

A campanha deste ano faz um alerta para a importância da prevenção à doença renal crônica. Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

A campanha acontece no dia 12 de março na Praça Ary Coelho entre às 8h e às 16h.  No evento, aberto a toda a população, serão prestados atendimentos de orientação médicas e nutricionais à população. Serão realizadas atividades como aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea), orientação para pacientes de risco (hipertensos e diabéticos) e esclarecimento sobre a doença renal crônica. Os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos com dosagem da glicemia e teste de creatinina.

Desafios para a saúde renal: disparidades e acesso

Apesar do crescente diagnóstico de doenças renais, em todo o mundo, a disparidade e a desigualdade na saúde renal ainda são comuns. A DRC e a IRA frequentemente são agravadas pelas condições sociais, discriminação de gênero, falta de informação em relação às doenças renais, riscos ocupacionais, poluição do meio ambiente entre outros fatores.

O transplante é considerado o tratamento com melhor relação custo-benefício para a DRC. No entanto, o procedimento cirúrgico, a infraestrutura, a exigência de equipes altamente especializadas, disponibilidade de doadores de órgãos, necessidade de diálise durante a espera (quando não é possível o transplante), requisitos legais e o viés cultural existente em muitos países contra a doação de órgãos, representam importantes barreiras, tornando a diálise a única opção viável.

Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia.

Dados importantes

“World Kidney Day” é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Teve início em 2006 e todos os anos se concentra em um tema. Sua missão é sensibilizar a importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.

O diagnóstico precoce da DRC é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição buscando o diagnóstico, e o tratamento precoces de crianças com DRC. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. Essa ação, se adotada plenamente em nosso meio, poderia lograr redução nas consequências da DRC nas crianças, adolescentes e mesmo em adultos.

 ABREC

A Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul é uma entidade sem fins lucrativos que oferece um tratamento multidisciplinar digno para centenas de renais crônicos carentes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mensalmente a ABREC atende mais de 650 renais crônicos que dependem da instituição para continuar o tratamento.  A entidade presta apoio socioassistencial através de reuniões mensais com temas diversos, assessoria jurídica e encaminhamento para outros órgãos competentes.

O trabalho da ABREC se baseia em ações concretas, que tem como objetivo proporcionar integridade ao renal crônico, para que ele possa vislumbrar uma perspectiva diante de sua doença e realizar o tratamento com melhores condições de vida.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções