Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande deve ter hospital de referência indicado para casos coronavírus - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campo Grande deve ter hospital de referência indicado para casos coronavírus

Foi elaborado ainda um plano para enfrentar casos suspeitos da doença

Por João Paulo Ferreira | 29 fevereiro, 2020 - 8:00

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande analisa agrupar em um só hospital os atendimentos de episódios suspeitos de coronavírus. Atualmente, somente o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) é referência em Covid-19 – doença ocasionada pelo vírus -, segundo sugestão do Ministério da Saúde.

“Foi enviado ofício a todos os hospitais contratualizados da necessidade de isolamento. Estamos avaliando a possibilidade de uma unidade exclusiva para esses pacientes”, disse o secretário da pasta, José Mauro de Castro Filho. Ele ainda afirmou que a definição apenas deve acontecer na próxima semana.

Para afrontar o aparecimento dos primeiros casos suspeitos, a Sesau organizou o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Doença pelo Coronavírus, para orientar as atuações do município, determinando os objetivos e metas, gerando a prevenção e impedindo a transmissão da doença, tendo como base os protocolos pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entre as recomendações, estão a fixação de critérios para avaliação de episódios suspeitos de Covid-19, os procedimentos para notificação e análise das informações das unidades notificantes, busca ativa de caso, surto e óbitos, assim como investigação de comunicantes, bem como a coleta e envio aos laboratórios de referência de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e ou isolamento viral, além da organização do fluxo de assistência, o que inclui a regulação de casos.

As estratégias para diminuição da difusão da doença, através do monitoramento e controle dos pacientes já detectados, assim como a capacitação do profissionais de saúde da rede municipal e as atividades de instrução, mobilização social e comunicação a serem praticadas também fazem parte das indicações do plano.

O plano está disponível para consulta pública na página da Sesau na internet (clique aqui para conferir).

Mais Notícias
Saúde

Mato Grosso do Sul intensifica vacinação em unidades socioeducativas até dia 18

15 outubro, 2024

Dourados

Homem é atacado por pitbulls e tem orelha dilacerada em Dourados

15 outubro, 2024

Cultura

Autora lança livro sobre histórias de superação femininas em Campo Grande

15 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções