Por Viviane Freitas | 8 julho, 2021 - 14:45
Depois de ficar perdida e sem informação no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, a jovem Marisa, conhecida no twitter como @mariamios_, resolveu publicar um tutorial para quem quer tomar doses de vacina que sobram e são distribuídas na fila da “xepa”.
Ela conta em sua rede social ter tentado se vacinar por 5 vezes, sem êxito. “Gente sério, já tentei tomar vacina pela xepa 5 vezes, 2 no Albano Franco e 3 na seleta, em uma delas fiquei 5 horas esperando e não sobrou só 1 dose final”, comenta.
Tutorial – Em sua experiência, a jovem relata que chegou de carro, por volta das 4h50, entrou por um portão que não é o principal, estacionou próximo às tendas onde os veículos aguardam para tomar a vacina, de acordo com faixa etária ou classificação disponibilizada no dia.
Ela desceu e ficou em uma fila em um corredor dentro do ginásio, próximo a sala da coordenação, onde foram distribuídas senhas. Depois de esperar duas horas, ela conseguiu a senha por volta das 7h. Marisa voltou no fim da tarde, às 16h30, e conseguiu se vacinar porque haviam doses sobrando naquele dia.
Chances – Tem que ter persistência para conseguir. Em todas as unidades é possível conseguir a “xepa”, podem sobrar, no máximo, nove doses em um dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Isso ocorre porque um frasco tem quantidade suficiente para dez doses.
Depois de aberto para aplicação em alguém da fila da demanda espontânea do dia, se sobrarem doses desse frasco elas têm que ser usadas pois têm prazo de validade.
No caso da janssen e coronavac, por exemplo, o prazo é de oito horas. Atualmente, a “xepa” está sendo disponibilizada apenas para quem tem acima de 18 anos, porque somente a pfizer pode ser aplicada de 12 a 17 anos.
Hoje – Entre os drive-thru, apenas o da Cassems está aberto para primeira dose hoje, até as 17h. Nos postos de saúde, a vacinação é das 13h às 16h45. Estão atendendo hoje as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Coronel Antonino, Vila Nasser, Carlota, Tiradentes, Buriti, Batistão, Coophavila, Tarumã, Lar do Trabalhador, Albino Coimbra, Silvia Regina e Serradinho.
Nos postos de saúde, os moradores da região podem deixar o nome e o telefone em uma lista e serem chamados para vacinar, caso tenha doses sobrando.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções