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Consumidores se unem nas redes sociais para questionar aumento “exorbitante” na fatura de energia

Comentários insatisfeitos passam de 1,4 mil somente na primeira semana de novembro

Por Viviane Freitas | 9 novembro, 2023 - 9:00

Imagem Ilustrativa

Campo Grande está sendo palco de uma onda de insatisfação devido aos valores considerados exorbitantes nas contas de energia, movimentando os moradores no Grupo “Aonde Não Ir em Campo Grande”. Publicações na primeira semana de novembro evidenciam aumentos significativos, gerando surpresa e indignação na população com mais de 1,4 mil comentários insatisfeitos.

O empresário, Vinícius Porto, 27,  relatou um aumento de quase 150% conta de luz. Segundo ele, a cobrança saltou de R$ 194 em setembro para R$450 em outubro. “Mês passado pagamos muito menos do que  metade do valor que paguei este mês, e aqui na casa só mora eu e minha esposa, como pode ter um consumo elevado desse? Para mim foi um exagero esse valor. É revoltante”, relata.

Publicação tem mais de 1,4 mil comentários insatisfeitos com os valores

Outros consumidores, também reclamaram de aumentos consideráveis nas contas, contestando a justificativa da Energisa. Como a Andreza Alves, operadora de caixa, teve uma surpresa desagradável ao receber uma conta de R$ 218, mesmo sendo cadastrada como baixa renda e com a conta zerada nos últimos sete meses. “Esse valor ajuda a comprar as coisas para o meu filho e agora vai fazer muita falta, ainda mais sabendo que não mudei absolutamente nada na rotina diária. Não estou falando somente por mim, são milhares de moradores de Campo Grande, pois depois que fiz a postagem vi muita gente com o mesmo problema. É triste saber que poderiam ajudar a gente de alguma forma, mas se aproveitam da situação para aplicar um exagero de valores”, conclui.

Outro relato insatisfeito foi publicado no grupo, como  o da Dona Vilma. “Ela morava com a filha, o genro e os netos e não tinha ar condicionado. O valor da sua conta de luz variava entre R$ 50 e R$80 reais no máximo. Agora, há mais de dois meses, ela mora sozinha, sai de casa às 5 da manhã e só retorna entre 14h e 15h. Não utiliza mais o ferro de passar e não utiliza mais a máquina de lavar, optando por lavar e passar suas roupas na casa da filha. Surpreendentemente, sua conta de energia chegou a R$180,00 reais. Alguém teria alguma explicação para isso? Vale ressaltar que a filha saiu de casa, ou seja, Dona Vilma permanece no mesmo endereço de sempre, nada mudou, apenas o consumo de energia diminuiu, mas o valor aumentou”, questionou internauta.

O Procon Municipal afirma estar pronto para defender os consumidores, mas até o momento não registrou reclamações sobre aumentos abusivos.

Posicionamento

Em nota, o Procon Municipal pontuou que atuará na defesa dos direitos dos consumidores toda vez que for convocado, via abertura de reclamação e que, até o momento, “não houve registro de reclamações referente ao aumento abusivo e anormal na conta de energia elétrica”.

A partir disso, o consumidor que se sentir lesado com o valor cobrado deve procurar o Procon.

Conforme a Energisa, as contas entregues em novembro referem-se aos últimos 30 dias, aproximadamente. Ou seja, a onda de calor que ocorre desde agosto no Estado provocou a elevação do consumo e, consequentemente, no valor da conta. “Essa elevação no valor das contas poderia ocorrer, conforme alertado pela concessionária, recentemente, quando detectado recorde de consumo”, afirma a nota.

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