Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande, morre aos 72 anos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande, morre aos 72 anos

Complicações durante cirurgia cardíaca causaram a morte do religioso em hospital de Campo Grande

Por João Paulo Ferreira | 31 agosto, 2024 - 11:53

Dom Mariano Danecki, bispo auxiliar de Campo Grande, em encontro com o Papa Francisco durante uma visita ao Vaticano. Dom Mariano faleceu aos 72 anos devido a complicações em uma cirurgia cardíaca

Dom Frei Janusz Marian Danecki, conhecido como Dom Mariano, bispo auxiliar de Campo Grande, faleceu na noite da última sexta-feira (30), aos 72 anos, após sofrer uma parada cardíaca durante uma cirurgia vascular em um hospital particular de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Campo Grande.

Dom Mariano estava internado desde o dia 29 de agosto para realizar um procedimento cirúrgico no coração. Segundo informações da arquidiocese, ele passou por uma avaliação médica cuidadosa e foi considerado apto para o procedimento. No entanto, durante a cirurgia, ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu às complicações do pós-operatório. O arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, muito abalado, relatou que Dom Mariano se preparou espiritualmente para a cirurgia, chegando a entregar uma carta com seus últimos desejos antes de ser internado.

Nascido em 8 de setembro de 1951, em Sochaczew, na Polônia, Dom Mariano ingressou no Seminário Menor de Niepokalanów aos 14 anos, iniciando sua vida religiosa ainda jovem. Foi ordenado presbítero em 19 de junho de 1977 e exerceu o ministério sacerdotal na Polônia até 1984, passando por diversas paróquias e atuando na arquidiocese de Varsóvia. Em 1985, foi enviado ao Brasil para a Missão de São Maximiliano Maria Kolbe, onde atuou em várias regiões, incluindo Brasília e Luziânia (GO).

No Brasil, Dom Mariano foi um importante formador de novos religiosos, servindo como reitor do Seminário São Francisco de Assis, em Brasília, e diretor nacional do Movimento Milícia da Imaculada. Entre 2003 e 2007, foi vigário da Província São Maximiliano Maria Kolbe. Em 2015, foi nomeado bispo auxiliar de Campo Grande pelo Papa Francisco, assumindo seu posto em uma cerimônia realizada na capital sul-mato-grossense.

O velório de Dom Mariano está sendo realizado na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua, em Campo Grande, onde fiéis, amigos e familiares podem prestar suas últimas homenagens. Desde as 5h deste sábado (1º), estão sendo realizadas missas de hora em hora, com a cerimônia exequial marcada para as 13h, presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.

O sepultamento de Dom Mariano está previsto para o domingo (2), no cemitério Jardim da Imaculada, em Cidade Ocidental (GO), onde seu corpo será trasladado após as cerimônias em Campo Grande.

Dom Mariano deixa um legado significativo de serviço à Igreja Católica no Brasil, especialmente nas áreas de vocação e formação sacerdotal. Sua morte foi lamentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que emitiu uma nota de pesar destacando sua contribuição à vida religiosa no país e pedindo a Deus que o acolha em Sua infinita misericórdia.

Mais Notícias
Capital

Motociclista bate na traseira de picape e fica ferido na Bandeirantes

3 outubro, 2024

Clima

Inmet emite alerta de temporal para Campo Grande e 70 cidades de Mato Grosso do Sul

3 outubro, 2024

Polícia

PRF apreende 600 mil maços de cigarros contrabandeados e recupera caminhão roubado em Eldorado

3 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções