Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Fenômeno raro: Ipês rosas florescem pela terceira vez no ano em Campo Grande; Entenda - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Fenômeno raro: Ipês rosas florescem pela terceira vez no ano em Campo Grande; Entenda

As baixas temperaturas favorecem a floração dos ipês, criando as condições ideais para que ocorram picos de flores e nascimento de folhas

Por Viviane Freitas | 15 setembro, 2023 - 10:51

Divulgação

Durante a primeira quinzena de setembro, quem caminhou pelas ruas de Campo Grande teve uma bela surpresa: uma nova floração dos ipês rosas que enfeitam as calçadas e o asfalto da cidade. Este fenômeno da terceira floração dos ipês é resultado da chegada de frentes frias no mês de setembro, logo antes da primavera.

As baixas temperaturas favorecem a floração dos ipês, criando as condições ideais para que ocorram picos de flores e nascimento de folhas. Assim, a primeira floração dos ipês rosas começou mais cedo em 2023 na capital devido à baixa umidade e às frentes frias que marcaram o período.

A segunda floração ocorreu no final de junho, impulsionada por um fenômeno chamado de “veranico”, que traz tempo seco após as baixas temperaturas. Surpreendentemente, a terceira floração chegou em setembro, também influenciada pelas frentes frias, às vésperas da primavera.

Há questionamentos sobre se as mudanças climáticas estão afetando o ritmo de floração dos ipês, algo que exploramos nesta reportagem.

O biólogo Milton Longo explica que estímulos específicos favorecem esses picos de floração ao longo do inverno, coincidindo com os períodos reprodutivos dos ipês rosas. Neste ano, as árvores já estavam na fase de desenvolvimento de folhas para atender ao ciclo normal da segunda floração, mas floresceram novamente.

“Não é comum, isso acontece devido a eventos de temperatura, umidade e pluviosidade próprios do inverno, que acabam ‘enganando’ o ciclo da planta”, esclarece o biólogo.

É importante destacar que as florações geralmente duram cerca de uma semana, então quem deseja aproveitar esta última oportunidade do ano para fotografar os ipês deve se apressar.

Campo Grande, conhecida como a “Cidade Árvore Mundo”, abriga o maior número de árvores na área urbana, com destaque para o ipê, uma das espécies mais tradicionais. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flores em tons de amarelo. Uma característica marcante é a coincidência entre a floração das flores e a queda das folhas dos galhos.

A temporada de floração dos ipês começa em junho e se estende até setembro. O ipê rosa costuma florescer em junho, o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

Mais Notícias
Capital

Adriane Lopes garante novas obras de asfaltamento no Jardim Tarumã

16 maio, 2024

Política

Jair Bolsonaro deve ter alta de hospital amanhã após 13 dias internado

16 maio, 2024

Cotidiano

Bombeiros de Campo Grande retornam após missão de resgate no RS

16 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções