Por João Paulo Ferreira | 12 julho, 2023 - 14:25
Na noite da última terça-feira (11), foi inaugurada a “Passarela dos Ipês” em parceria com a construtora Plaenge. A nova ponte, que cruza o Córrego Prosa e conecta a ciclovia da Avenida Via Parque à da Rua Antônio Maria Coelho, foi comemorada por representantes da comunidade ciclística da capital.
Durante a cerimônia de inauguração, cerca de 10 mil ciclistas, representantes de diferentes grupos da região, ressaltaram a importância dessa nova infraestrutura para a população. A ponte, há muito tempo esperada, permite que os ciclistas de Campo Grande percorram o trajeto do Aeroporto Internacional até o Parque dos Poderes pela ciclovia, sem interrupções.
“A pandemia trouxe uma nova realidade para o esporte, e o ciclismo ganhou muitos adeptos que permanecem até hoje. Nossa preocupação sempre foi com a segurança, pois os ciclistas são a parte mais vulnerável do trânsito. Realizamos campanhas de conscientização, mas a infraestrutura adequada nos ajuda muito. Para quem vê de fora, essa obra pode não parecer muito, mas para nós é uma conquista significativa. Significa qualidade, segurança e saúde, e só temos a agradecer”, descreveu Reinaldo Tognoli, conhecido como Tuta, ciclista do grupo ADP (Amigos do Pedal).
Léo Matos, presidente da Comissão de Atletas de Ciclismo do Mato Grosso do Sul, também comemorou a nova estrutura, que atende às demandas da categoria. “Muitas vezes, os motoristas não compreendem os ciclistas e não percebem que eles também fazem parte da mobilidade urbana e merecem cuidado. Sabemos que ainda temos muito a conquistar, mas estamos muito felizes por termos um canal aberto com a administração municipal, onde somos ouvidos e nossas demandas são atendidas”, afirmou Matos.
A prefeita Adriane Lopes esteve presente no evento e ressaltou que a passarela, que liga uma ciclovia à outra, proporciona maior segurança e mobilidade aos ciclistas. “Tem sido observado, inclusive nos horários de pico, um aumento significativo no uso das ciclovias, não apenas para o esporte e lazer, como já foi mencionado. Essa ponte trará maior mobilidade e segurança para a região, considerando o tráfego intenso que temos aqui. Com a passarela, não haverá mais interrupções nesse trajeto. Eu mesma comecei a pedalar durante a pandemia e entendo a importância desse investimento”, acrescentou a prefeita.
Valéria Gabas, superintendente da Plaenge, destacou que essa parceria faz parte da iniciativa de projetos sustentáveis da incorporadora, chamada “Raízes”, que busca contribuir para a sustentabilidade da cidade. “As iniciativas que beneficiam a mobilidade urbana e promovem conceitos de sustentabilidade são parte do nosso propósito na Plaenge, que é contribuir para o crescimento da cidade de forma sustentável”, concluiu Gabas.
Com a inauguração da “Passarela dos Ipês”, os ciclistas de Campo Grande terão mais segurança e praticidade em suas rotas, fortalecendo a importância do ciclismo como modalidade esportiva e meio de transporte na cidade. A nova infraestrutura reflete o compromisso da administração municipal e de empresas parceiras em atender às demandas da comunidade ciclística e promover um ambiente urbano mais sustentável.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções