Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação MPMS monitora validação de créditos antigos na reativação dos parquímetros em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

MPMS monitora validação de créditos antigos na reativação dos parquímetros em Campo Grande

Serviço de estacionamento pago está suspenso desde 2022 e decreto previa que créditos já adquiridos até a data continuariam válidos no retorno do serviço

Por Viviane Freitas | 15 abril, 2024 - 9:00

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu um procedimento administrativo para monitorar a etapa preliminar do processo licitatório relacionado à concessão do estacionamento rotativo em Campo Grande. A atenção está voltada principalmente para os créditos pré-adquiridos pelos usuários antes da suspensão do serviço.

Dois anos atrás, a operação do sistema de parquímetros foi interrompida quando a prefeitura encerrou o contrato com a Metropark, empresa que administrava o serviço há duas décadas.

Recentemente, em uma sessão na Câmara Municipal de Campo Grande, os vereadores aprovaram um projeto que prevê a reativação do estacionamento rotativo na área central da cidade, com um aumento no número de vagas disponíveis.

Antes de reativar o serviço, a prefeitura precisará realizar uma nova licitação para escolher a empresa que administrará o estacionamento rotativo.

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Ministério Público na última segunda-feira (15) detalha a abertura do procedimento administrativo. O objetivo é garantir o cumprimento do decreto municipal nº 15.154/2022, que determinou a validade contínua dos créditos pagos quando um novo operador assumir o serviço.

De acordo com o decreto, os créditos por serviços de estacionamento rotativo comprados e não utilizados até 22 de março de 2022 serão transferidos para uso com a nova empresa contratada, com a intenção de proteger os usuários contra perdas.

O MPMS também está de olho nos aproximadamente R$ 3,5 milhões que estavam sob controle da Metropark, para assegurar que este valor seja corretamente convertido em créditos para os usuários.

Para auxiliar no procedimento, foram nomeadas uma Assessora Jurídica e uma Técnica, ambas do quadro do Ministério Público, com autoridade para realizar as diligências necessárias.

No que diz respeito ao novo projeto de estacionamento rotativo, ele promete ampliar o número de vagas de 2.458 para cerca de 6.200. O plano, no entanto, não especifica o novo valor da tarifa, embora estudos coordenados pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg) e pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) sugiram uma taxa de R$4,40 por hora.

O contrato de concessão para o novo sistema de estacionamento terá duração inicial de 15 anos, com possibilidade de prorrogação.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções