Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Operação Fim de Ano inspeciona mais de 5 mil casas na capital em combate ao mosquito da dengue - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Operação Fim de Ano inspeciona mais de 5 mil casas na capital em combate ao mosquito da dengue

Agentes percorreram bairros com maior índice de proliferação do Aedes aegypti

Por João Paulo Ferreira | 2 janeiro, 2020 - 16:53

Mais de 5 mil imóveis foram inspecionados de 19 a 30 de dezembro, durante a operação ‘fim de ano” de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya.  Durante o período, os agentes percorrem os bairros com maiores índices de proliferação do mosquito fazendo a orientação dos moradores e atuando na eliminação de criadouros e focos.

De acordo com o balanço da Coordenadoria de Controle  de Endemias Vetoriais (CCEV), ao todo, foram 5.083 imóveis vistoriados, 5.335 depósitos  e 399 focos eliminados.

As ações se concentraram nos bairros Jardim Noroeste, Centro, Macaúbas, Los Angeles  e Alves Pereira, que apresentaram índice de infestação predial superior a 1% e menor que 3.9%,  considerado de alerta.

Aproximadamente 170 agentes de combate às endemias, supervisores, entre outros servidores da coordenadoria, estiveram envolvidos nas ações que antecederam a semana dos feriados de  Natal e Ano Novo.

Na primeira semana do ano os trabalhos continuam sendo realizados nas regiões dos bairros Alves Pereira e Los Angeles.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a intensão é intensificar os trabalhos de combate ao mosquito, sobretudo nas áreas consideradas mais críticas, a fim de evitar que este ano o município enfrente uma nova epidemia.

“Estamos precoupados em garantir que este ano a gente tenha menos casos de dengue registrados. Sofremos muito com a epidemia em 2019 e é preciso intensificar as ações preventivas. Porém, é importante reforçar que este guerra não é apenas do Poder Público, é preciso que cada um faça a sua parte e a participação da população é fundamental”, pontuou.

Dados epidemiológicos

Até o dia 30 de dezembro foram registrados 39.301 casos de dengue notificados em Campo Grande, sendo 19.647 confirmados e oito óbitos.

Apesar dos números expressivos impulsionados pela epidemia do último ano, o mês de dezembro fechou com menos da metade dos casos registrados no ano anterior. Foram 239 notificações contra 519 de 2018.

Durante todo ano foram registrados 438 casos de zika e 243 de chikungunya.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções