Por João Paulo Ferreira | 9 setembro, 2024 - 11:45
O Pantanal Fashion Week chega à sua primeira edição, começando nesta quarta-feira (11), com o objetivo de promover a moda autoral de Mato Grosso do Sul, integrando sustentabilidade e inclusão social. Organizado pelo Colegiado de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul, o evento será realizado no Ponto Bar, em Campo Grande, até sexta-feira (13), reunindo designers, estilistas e marcas que destacam a cultura e as tradições locais.
De acordo com Nair Gavilan, integrante da coordenação do Colegiado, o evento surgiu da necessidade de colaboração entre os designers e estilistas da moda autoral do Estado. “O evento serve para unir os profissionais, tanto os iniciantes quanto os veteranos, e facilitar a troca de conhecimento. Ele empodera a comunidade e dá visibilidade aos estilistas que não têm acesso facilitado à moda tradicional, porque não fazemos moda rápida”, destaca Nair.
Além disso, Nair ressalta a importância do Pantanal Fashion Week para responder ao interesse crescente do público. “É uma oportunidade de mostrar o que é feito aqui e levar para a sociedade um evento onde será possível valorizar a nossa cultura e celebrar a diversidade do Estado”, avalia.
O evento é considerado um marco para a moda sul-mato-grossense, contando com o apoio do Sebrae-MS, que promoverá capacitações e qualificações para os artistas locais. “Essa parceria é uma conquista da nova coordenação do Colegiado e trará benefícios a longo prazo para o fortalecimento da moda autoral no Estado”, afirma Nair.
A programação inclui desfiles de marcas com temáticas sociais, performances artísticas, exposições e palestras, com destaque para a participação do renomado estilista Ronaldo Fraga. Reconhecido por sua forte identidade brasileira, Fraga trará ao evento sua visão sobre moda sustentável e inclusiva, além de compartilhar sua trajetória em uma palestra imperdível. Formado pela UFMG e com especializações em Nova York e Londres, ele é referência no mercado por seus projetos que conectam a moda às tradições culturais e práticas sustentáveis.
11/09 – Quarta-feira
12/09 – Quinta-feira: Tema Social
13/09 – Sexta-feira: Tema Brasilidades
Durante todo o evento, haverá exposições de acervos de estilistas locais e a mostra fotográfica do Projeto Blossom, voltada para corpos Queer da cena underground de Campo Grande.
Para mais informações, o público pode seguir a página do Colegiado de Moda no Instagram (@colegiadodesignemodams).
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções