Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Polícia Militar salva bebê de 10 dias que estava engasgado em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Polícia Militar salva bebê de 10 dias que estava engasgado em Campo Grande

Situação aconteceu após o bebê ter sido amamentado e colocado para dormir

Por João Paulo Ferreira | 6 abril, 2022 - 14:50

Policiais Militares da 10ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar, na noite do último sábado (02), salvaram a vida de bebê de apenas 10 que estava engasgado. A guarnição, composta pelo Aspirante Max e soldado Serafim, ao deslocar até a sede da 10ª CIPM, no residencial União, se deparam com um veículo onde se encontravam os pais, os avós e a criança de apenas 10 dias.

Na ocasião, após pararem o carro e pedir ajuda a equipe policial, a mãe da criança trouxe seu filho até o soldado Serafim, que de imediato, constatando que a criança estava aparentemente sem respiração, e com o rosto totalmente roxeado, iniciou os procedimentos de socorro, conhecido como manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros aplicada em casos de emergência por asfixia, provocada, no caso, pela obstrução das vias respiratórias, impedindo o bebê de respirar.

Após realizar os procedimentos, bem como a tapotagem (método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos em forma de concha no tórax, que ajuda no deslocamento das secreções aderidas na parede brônquica), o bebê expeliu leite de sua boca, vindo a chorar e voltar a respirar. Na sequência, foi recobrando a consciência, deixando de apresentar o aspecto roxeado em sua face.

Em seguida, a guarnição colocou mãe e filho na viatura, conduzindo-os até a UPA-LEBLON, onde foi recebido pela equipe médica de plantão e logo iniciaram a avaliação médica. Foi constatado que os procedimentos realizados pela guarnição policial militar foram eficientes e suficientes no restabelecimento da respiração do bebê, contudo, a equipe médica optou em deixa-lo em observação naquela UPA, para melhor avaliação.

Os pais da criança, após estarem um pouco mais calmos, informaram à Guarnição que todos os fatos se deram após o bebê ter sido amamentado e colocado para dormir. Em dado momento, perceberam que a criança tinha expelido leite pelas vias áreas e não se encontrava respirando. No desespero, o pai da criança, foi até a casa de seus pais, que moram próximos de sua residência, no bairro Jardim São Conrado, onde pediram ajuda.

No local, tentaram fazer os procedimentos de desobstrução, contudo, não foram suficientes, sendo que ao verificar que a criança estava com a face roxeada, decidiram deslocar até a sede da 10ª CIPM, pois acreditavam que a situação seria restabelecida, o que acabou acontecendo.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções