Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Prefeita Adriane Lopes reforça modernização dos serviços públicos e responsabilidade fiscal na Capital - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Prefeita Adriane Lopes reforça modernização dos serviços públicos e responsabilidade fiscal na Capital

Gestão municipal avança em eficiência e tecnologia com foco no atendimento à população

Por João Paulo Ferreira | 14 setembro, 2024 - 13:27

Nos últimos dois anos, a administração da prefeita Adriane Lopes (PP) em Campo Grande tem se destacado pela modernização dos serviços públicos e pelo compromisso com a responsabilidade fiscal. Candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, Adriane tem como uma das principais metas de seu plano de governo a otimização da estrutura pública, visando melhorar o atendimento aos cidadãos e implementar soluções tecnológicas para facilitar o acesso aos serviços.

“Nosso foco é o cidadão, e vamos governar para melhorar cada vez mais o atendimento e as entregas feitas para a população. Isso é colocar as pessoas em primeiro lugar, é dar prioridade àquilo que tem que ser destacado”, afirma Adriane Lopes.

Entre os objetivos da gestão estão a reestruturação administrativa, com a redução do número de unidades gestoras e secretarias, além da integração de serviços e políticas públicas, visando tornar a gestão mais eficiente e transparente. A prefeita destaca a criação de uma rede de interlocutores para gerenciar e monitorar o desempenho dos projetos estratégicos.

“Estruturamos o planejamento estratégico por desempenho e integramos todos os órgãos e entidades da Prefeitura, criando uma rede de interlocutores que gerenciam e monitoram os projetos, aumentando a eficiência da gestão e a governança sobre as políticas públicas”, reforça Adriane.

Investimentos em tecnologia

A modernização tecnológica também é um pilar da atual administração, com a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, que orienta as iniciativas digitais do município. Nos últimos dois anos, foram lançados sistemas que desburocratizaram processos e trouxeram mais transparência, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Alvará Imediato, que facilitou o licenciamento urbanístico.

A proposta de continuidade da gestão inclui a criação da plataforma E-CG, que centralizará serviços online nas áreas de saúde, educação e segurança, acessíveis por aplicativos móveis e portais eletrônicos. “Vamos transformar Campo Grande em uma cidade com serviços integrados, digitais e com acesso fácil para as pessoas. Essa modernização faz parte da construção de um futuro mais eficiente para a nossa cidade”, destaca Adriane.

Além disso, Campo Grande está em processo de certificação na metodologia Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável (CIRS), alinhada às normas internacionais de qualidade urbana e sustentabilidade.

Responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas

Um dos maiores desafios enfrentados pela prefeita Adriane ao assumir a gestão foi equilibrar as contas públicas, herdadas com despesas acima do limite legal. Ao tomar posse, a despesa com pessoal estava em 59%, acima do teto de 54% estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Com uma gestão rigorosa, Adriane reduziu esse percentual para 53,66%, colocando o município novamente dentro dos parâmetros legais.

“Ao assumir a gestão, nosso primeiro desafio foi colocar a casa em ordem. Conseguimos reduzir os gastos com pessoal para 53,66%, um patamar seguro e em acordo com o limite de 54%. Isso demonstra nosso compromisso com uma administração responsável e focada em resultados”, afirmou a prefeita.

Adriane destacou ainda que o município conseguiu essa redução em apenas dois anos, apesar do prazo de 10 anos dado pela Lei Complementar 178 para que os municípios se adequassem. “A redução dos gastos com a folha de pagamento é um indicativo claro de que estamos no caminho certo, administrando com seriedade e responsabilidade”, reforça.

Recuperação da educação e investimentos em infraestrutura

Adriane Lopes também enfatizou os esforços para reverter os impactos de gestões anteriores na área da educação. Segundo a prefeita, recursos que deveriam ser destinados à educação estavam sendo usados para cobrir a folha de pagamento, o que gerou décadas de atraso na infraestrutura escolar. Como resultado, obras paradas há mais de 15 anos foram retomadas, como a da Emei Inápolis, inaugurada em junho deste ano. Além disso, todas as 205 escolas da rede municipal foram reformadas e novos mobiliários foram adquiridos.

“Isso é fazer gestão: aplicar o recurso no lugar certo e devolver os impostos que a população paga em forma de bens e serviços de qualidade”, destacou Adriane.

Com as finanças equilibradas e investimentos em áreas essenciais, como saúde e educação, a administração de Adriane Lopes tem buscado revitalizar Campo Grande, preparando a cidade para um futuro mais sustentável e próspero.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções