Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Rede de esgoto beneficia 130 mil moradores em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Rede de esgoto beneficia 130 mil moradores em Campo Grande

Parceria da Prefeitura com Águas Guariroba leva saneamento a 24 bairros e ao Distrito Industrial

Por João Paulo Ferreira | 8 agosto, 2024 - 11:20

Mais de 130 mil moradores de Campo Grande foram beneficiados com a ampliação da rede de esgoto graças à parceria entre a gestão da prefeita Adriane Lopes (PP) e a concessionária Águas Guariroba. Em dois anos, foram instalados 415 quilômetros de tubulações em 24 bairros e no Distrito Industrial. A meta é alcançar 500 quilômetros até o fim do ano, posicionando Campo Grande como a segunda capital com maior cobertura de esgoto do país, conforme o ranking do Instituto Trata Brasil.

O levantamento, aplicado nos 100 municípios mais populosos do Brasil segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, aponta Campo Grande em segundo lugar entre as capitais e em 17º no ranking geral. A cidade também lidera entre as capitais do Centro-Oeste, à frente de Goiânia e Cuiabá. A cobertura de esgoto na capital passou de 86,24% para uma projeção de 95% até o final do ano.

O programa Campo Grande Saneada, iniciado no último trimestre de 2022, visa a universalização do saneamento básico na capital. As obras estão em andamento em bairros como São Conrado, Noroeste, Centro Oeste, Tiradentes, Aero Rancho, Caiobá e no Núcleo Empresarial Oeste, onde já foram implantados mais de 7,2 dos 12,2 quilômetros previstos.

Investimentos de cerca de R$ 4 milhões estão sendo aplicados no parque industrial, estimulando o desenvolvimento da região e atraindo novos investimentos. Até o primeiro semestre de 2024, 150 quilômetros de rede foram executados, com a previsão de atingir 200 quilômetros até o final do ano, beneficiando quase 19 mil famílias.

A prefeita Adriane Lopes destaca a importância da parceria com a Águas Guariroba para a expansão do saneamento básico e a melhoria da qualidade de vida da população. “Já foram implementados 380 km de redes de esgoto em Campo Grande, e até o final deste ano serão 500 km. Isso reflete em uma população mais saudável, livre de doenças e com cuidado ao meio ambiente,” afirma.

Projeto Escola Saneada transforma a realidade escolar

O programa Escola Saneada, outra iniciativa da Prefeitura em parceria com a Águas Guariroba, visa levar saneamento básico a escolas rurais e urbanas de Campo Grande. O projeto já beneficiou mais de 10 mil alunos, com a instalação de redes de esgoto e água potável em 15 escolas urbanas e três rurais. Até o final de 2024, a previsão é atender mais quatro escolas rurais.

Na escola Orlandina Oliveira Lima, na comunidade Aguão, as obras finalizaram em maio, beneficiando 142 alunos e uma unidade básica de saúde. A prefeita Adriane destaca os benefícios do projeto para a comunidade. “Estamos levando qualidade de vida para alunos e comunidades rurais, incentivando a permanência no campo e o aprendizado sobre sustentabilidade e qualidade de vida.”

Com essas ações, Campo Grande está a caminho de alcançar as metas previstas no Marco Legal do Saneamento sete anos antes do prazo final, que é em 2033. A cidade se tornará um exemplo nacional em cobertura de rede de esgoto e distribuição de água potável, promovendo saúde e bem-estar para toda a população.

Mais Notícias
Cultura

Giro Cultural e Fesmorena movimentam o Parque dos Ipês nesta sexta-feira

21 novembro, 2024

Educação

Matrículas estão abertas até 16 de dezembro para alunos da Rede Municipal

21 novembro, 2024

Política

Governo de MS discute obras federais com ministra Simone Tebet

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções