Por João Paulo Ferreira | 8 agosto, 2024 - 11:20
Mais de 130 mil moradores de Campo Grande foram beneficiados com a ampliação da rede de esgoto graças à parceria entre a gestão da prefeita Adriane Lopes (PP) e a concessionária Águas Guariroba. Em dois anos, foram instalados 415 quilômetros de tubulações em 24 bairros e no Distrito Industrial. A meta é alcançar 500 quilômetros até o fim do ano, posicionando Campo Grande como a segunda capital com maior cobertura de esgoto do país, conforme o ranking do Instituto Trata Brasil.
O levantamento, aplicado nos 100 municípios mais populosos do Brasil segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, aponta Campo Grande em segundo lugar entre as capitais e em 17º no ranking geral. A cidade também lidera entre as capitais do Centro-Oeste, à frente de Goiânia e Cuiabá. A cobertura de esgoto na capital passou de 86,24% para uma projeção de 95% até o final do ano.
O programa Campo Grande Saneada, iniciado no último trimestre de 2022, visa a universalização do saneamento básico na capital. As obras estão em andamento em bairros como São Conrado, Noroeste, Centro Oeste, Tiradentes, Aero Rancho, Caiobá e no Núcleo Empresarial Oeste, onde já foram implantados mais de 7,2 dos 12,2 quilômetros previstos.
Investimentos de cerca de R$ 4 milhões estão sendo aplicados no parque industrial, estimulando o desenvolvimento da região e atraindo novos investimentos. Até o primeiro semestre de 2024, 150 quilômetros de rede foram executados, com a previsão de atingir 200 quilômetros até o final do ano, beneficiando quase 19 mil famílias.
A prefeita Adriane Lopes destaca a importância da parceria com a Águas Guariroba para a expansão do saneamento básico e a melhoria da qualidade de vida da população. “Já foram implementados 380 km de redes de esgoto em Campo Grande, e até o final deste ano serão 500 km. Isso reflete em uma população mais saudável, livre de doenças e com cuidado ao meio ambiente,” afirma.
O programa Escola Saneada, outra iniciativa da Prefeitura em parceria com a Águas Guariroba, visa levar saneamento básico a escolas rurais e urbanas de Campo Grande. O projeto já beneficiou mais de 10 mil alunos, com a instalação de redes de esgoto e água potável em 15 escolas urbanas e três rurais. Até o final de 2024, a previsão é atender mais quatro escolas rurais.
Na escola Orlandina Oliveira Lima, na comunidade Aguão, as obras finalizaram em maio, beneficiando 142 alunos e uma unidade básica de saúde. A prefeita Adriane destaca os benefícios do projeto para a comunidade. “Estamos levando qualidade de vida para alunos e comunidades rurais, incentivando a permanência no campo e o aprendizado sobre sustentabilidade e qualidade de vida.”
Com essas ações, Campo Grande está a caminho de alcançar as metas previstas no Marco Legal do Saneamento sete anos antes do prazo final, que é em 2033. A cidade se tornará um exemplo nacional em cobertura de rede de esgoto e distribuição de água potável, promovendo saúde e bem-estar para toda a população.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções