Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Santa Casa de Campo Grande restringe pronto-socoro por lotação de 130% - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Santa Casa de Campo Grande restringe pronto-socoro por lotação de 130%

Isso significa que o hospital vai deixar de receber pacientes se encaminham diretamente ao hospital

Por Redação | 5 janeiro, 2021 - 14:09

A diretoria da Santa Casa de Campo Grande, na manhã desta terça-feira (5), restringir os atendimentos no Pronto-socorro apenas para os pacientes devidamente regulados e com a referência exclusiva para o hospital. A medida é temporária por 24h, como forma de poder minimizar o risco de desassistência aos pacientes internados, após este período a situação será revalidada.

Na prática, isso significa que o hospital vai deixar de receber a chamada demanda espontânea, quando o paciente se encaminha diretamente ao local.

De 30 de dezembro até hoje, a média é de 103 pacientes/dia, vindos da regulação, bombeiros, Samu e demanda espontânea. Neste período, das 389 solicitações de transferência, 192 foram “vaga zero”, por conta da gravidade.

Os 30% acima da capacidade estavam/estão aguardando vagas na UTI Geral adulto.

Por conta da lotação, serão priorizados os pacientes gravemente queimados, politraumatizados, com risco neurológico e cardiovasculares com necessidade de cirurgia.

O hospital informa ainda, que todos os órgãos competentes já foram comunicados da decisão. As secretarias de saúde do Estado e do Município, Ministério Públicos e conselhos fiscalizadores estão todos cientes.

ACOMPANHE OS NÚMEROS INFORMADOS PELA SANTA CASA:

PRONTO-SOCORRO: 10 pacientes necessitaram de ventilação mecânica manual (ambú).

REGULAÇÃO:  recebemos 389 solicitações de transferência de pacientes e destes, 192 foram enviados como vaga zero, ou seja, o equivalente a 49% das solicitações.

INTERNAÇÕES: Média de 103 pacientes/dia. (além dos pacientes da regulação, recebemos pacientes trazidos por SAMU e Bombeiros + demanda espontânea)

TAXA DE OCUPAÇÃO – UTI GERAL ADULTO: Até 130%, sendo que os 30% além da capacidade aguardavam ou ainda aguardam vaga no CTI internados no Centro cirúrgico ou no PS.

PRONTO-SOCORRO DIA 5/1/2021 – manhã

8 pacientes em respiração espontânea;

6 pacientes em ventilação mecânica;

1 paciente em ventilação manual (ambú) desde às 5h30.

 CENTRO CIRÚRGICO DIA 5/1/2021 – manhã

Das 16 salas cirúrgicas, 6 delas estão interditadas com pacientes graves sedados e intubados, aguardando a disponibilidade de leito de terapia intensiva. Essa ocupação influencia diretamente no fluxo normal de procedimento cirúrgico no setor.

 CENTRO OBSTÉTRICO DIA 5/1/2021 – manhã

Das três salas cirúrgicas, duas delas estão ocupadas com pacientes recém-nascidos que aguardam leito de UTI Neonatal, um desses pacientes está há uma semana na espera.

*** SOBRE OS LEITOS DE UTI COVID, das 30 vagas destinadas, 27 estão ocupadas nesta manhã de 5/1/2021

 

 

Mais Notícias
Brasil

Vocalista do Molejo, Anderson Leonardo morre aos 51 anos após batalha contra câncer

26 abril, 2024

Polícia

PRF apreende 145 kg de maconha em Fátima do Sul e recupera veículo roubado

26 abril, 2024

Entretenimento

Festival da juventude e shows imperdíveis movimentam o fim de semana na Capital

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções