Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Transporte coletivo de Campo Grande fica paralisado enquanto sindicado faz Assembléia - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Transporte coletivo de Campo Grande fica paralisado enquanto sindicado faz Assembléia

Motoristas reclamam de lei que institui conversão de infrações em multas

Por Redação | 20 julho, 2020 - 8:48

O transporte coletivo de Campo Grande ficou paralisado por 2 horas na manhã desta segunda-feira (20), das 5h, quando os ônibus deveriam começar a circular, até às 7h. O motivo foi uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (STTCU), para discutir entrada em vigor de uma lei que converte em multas as infrações cometidas pelos motoristas.

A lei 6.481, que trata do sistema municipal de transporte coletivo do município, foi sancionada na quarta-feira (15), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Segundo o STTCU, a lei transforma em multas, infrações como o coletivo chegar atrasado em pontos, terminais e o motorista permitir o embarque e o desembarque fora dos locais determinados. Ainda conforme a entidade, o valor das multas poderá chegar a R$ 5.570.

De acordo com o sindicato, a categoria reúne cerca de 1.500 profissionais. Vários têm que queixado que se sentem sobrecarregados neste momento de pandemia, por conta de terem também de verificar se todos os passageiros estão de mascara e pela necessidade de terem de contar o número de pessoas que estão dentro dos ônibus.

A assembleia começou às 6h e definiu que a partir do momento em que um motorista receber alguma multa, eles vão voltar a se reunir e vão discutir a possibilidade de paralisação.

O Consórcio Guaicurus, que gere o transporte coletivo de Campo Grande, disse que foi surpreendido com a paralisação e que a assembleia deveria ter sido comunicada com a antecedência mínima exigida por lei.

O consórcio disse ainda que seu departamento jurídico já analisa a situação para definir as medidas administrativas e judiciais que serão tomadas por conta da paralisação, com a responsabilização dos organizadores.

Os ônibus voltaram a circular às 7h, mas a paralisação provocou diversos atrasos e transtornos para a população que usa o serviço.

Confira a íntegra da nota do Consórcio Guaicurus:

Tendo em vista a paralisação temporária no transporte coletivo urbano na manhã desta segunda-feira, o Consórcio Guaicurus vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Assim como os usuários, a direção das empresas também foi surpreendida com a paralisação, cuja realização teria de ser comunicada com a antecedência mínima exigida por lei.

O departamento jurídico do Consórcio Guaicurus já está analisando a situação com a finalidade de definir as medidas administrativas e judiciais que serão tomadas por conta da paralisação, responsabilizando os responsáveis pela iniciativa.

O Consórcio Guaicurus, em respeito aos seus milhares de clientes que todos os dias utilizam o transporte púbico, condena e repudia com veemência esse tipo de iniciativa.

Mais Notícias
Polícia

Veículo roubado é recuperado pela PRF em operação na BR-262 em Corumbá

28 março, 2024

Polícia

‘Tigrão do PCC’ se gabava de ter assassinado e queimado o corpo antes de ser morto pelo Choque

28 março, 2024

Segurança

Governo intensifica segurança nas estradas durante a Operação Semana Santa

28 março, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções