Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Software de Inteligência Artificial desenvolvido pela UCDB promete acelerar diagnóstico de câncer de mama - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Software de Inteligência Artificial desenvolvido pela UCDB promete acelerar diagnóstico de câncer de mama

Pesquisa mostra que a tecnologia pode ser mais precisa do que métodos diagnósticos convencionais

Por João Paulo Ferreira | 17 outubro, 2023 - 15:02

Foto: Leandro Benites

Um novo software de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), promete acelerar e aprimorar o diagnóstico do câncer de mama. Nomeado como “Breast Cancer IA Application”, o software foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e se destaca por sua eficácia diagnóstica quando comparado aos métodos tradicionais.

Coordenado pelo doutor em Biologia Celular, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, o projeto utiliza IA para identificar biomarcadores e padrões genéticos que caracterizam o câncer de mama. O software não apenas diagnostica a doença com mais precisão, mas também é capaz de avaliar em que estágio a doença se encontra, inclusive identificando casos nos estágios iniciais, antes do surgimento de sintomas visíveis.

Um dos aspectos mais notáveis da pesquisa é a potencial redução da mortalidade causada pela doença. “O câncer de mama em seu local de origem não é fatal, mas suas metástases o são, acometendo principalmente pulmões, cérebro, fígado e ossos. Um diagnóstico precoce elimina a possibilidade de metástases e, consequentemente, a fatalidade da doença”, destaca o Dr. Cristiano Carvalho.

O estudo foi realizado em duas frentes: análises informáticas e laboratoriais. Para a parte informática, foram utilizadas linguagens de programação como Python e R, enquanto as análises in vitro foram realizadas com amostras coletadas em hospitais parceiros. O projeto também contou com a contribuição de estudantes de iniciação científica, mestrandos e doutorandos vinculados à UCDB.

O trabalho de pesquisa já resultou em duas dissertações de mestrado, nove Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e mais de doze trabalhos de Iniciação Científica, apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Uma das etapas futuras do projeto é a criação de um banco de amostras para validar os resultados computacionais e potencializar o software com dados genéticos da população do Mato Grosso do Sul.

O estudo representa um marco importante na aplicação de tecnologias de IA na medicina, abrindo portas para diagnósticos mais rápidos e precisos, que podem salvar vidas.

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções