Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Startup sul-mato-grossense aposta em cogumelos como alternativa sustentável de proteína - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Startup sul-mato-grossense aposta em cogumelos como alternativa sustentável de proteína

Iniciativa combina tecnologia e sustentabilidade para revolucionar o mercado alimentício

Por João Paulo Ferreira | 11 abril, 2024 - 15:26

Foto: Divulgação

Com o objetivo de estabelecer uma nova perspectiva na produção agrícola e oferecer uma alternativa sustentável às proteínas tradicionais, a Fungibio – Fazenda Urbana, uma startup sediada em Mato Grosso do Sul, tem focado no cultivo e comercialização de cogumelos comestíveis. Apoiada pelo Programa Centelha II, uma iniciativa da Fundect em parceria com a Finep, a empresa busca promover uma agricultura mais verde e acessível.

Os pesquisadores Cristiano Moreira, Felipe Graichen e Roseline Coêlho – Foto: Divulgação

O projeto é liderado por Cristiano Moreira, doutor em Agronomia, que junto com os pesquisadores Felipe André Sganzerla Graichen e Roseline da Silva Coêlho, desenvolve o cultivo de cogumelos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. A equipe trabalha na produção de várias espécies de cogumelos, tanto para venda direta ao mercado regional quanto para fornecimento de sementes e insumos para agricultores interessados no setor.

A startup introduziu um modelo de negócios inovador, formando parcerias com agricultores investidores para montar e gerenciar biofábricas automatizadas de cogumelos. Essas instalações permitem a produção em massa com menor impacto ambiental, utilizando resíduos de serragem como substrato e integrando tecnologias de automação que podem ser controladas por smartphones. Isso inclui o monitoramento de temperatura, umidade e fotoperiodismo.

Cristiano destaca a eficiência do cultivo de cogumelos em comparação com as proteínas animais tradicionais, ressaltando o menor uso de água e espaço, além da possibilidade de reaproveitar resíduos em práticas de agricultura orgânica. Segundo ele, é possível produzir cerca de 500 kg de cogumelos por mês em pequenas áreas.

A Fungibio cultiva seis variedades de cogumelos pleurotus, incluindo o cogumelo-do-cardo e o shiitake, conhecidos por serem ricos em proteínas. A empresa também está desenvolvendo um laboratório para produção de suas próprias linhagens de fungos, embora atualmente o foco esteja na venda de sementes e insumos para outros produtores.

A iniciativa não só busca expandir economicamente com a venda de cogumelos e insumos, mas também pretende impactar positivamente a comunidade local de Aquidauana, oferecendo empregos e promovendo uma alimentação saudável e sustentável.

Para mais informações sobre Fungibio – Fazenda Urbana acesse:

Mais Notícias
Turismo

Bonito terá voos diários em julho para impulsionar turismo na alta temporada

1 maio, 2024

Dourados

Prefeitura de Dourados libera pesca durante o feriado do trabalhador

1 maio, 2024

Capital

Bioparque do Pantanal tem horário diferenciado no feriadão

1 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções