Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Calor extremo acaba amanhã e frente fria traz mínima de 13ºC para MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Clima

Calor extremo acaba amanhã e frente fria traz mínima de 13ºC para MS

Queda nos termômetros não deve ser tão significava, mas trará alívio após onda de calor

Por Viviane Freitas | 26 setembro, 2023 - 9:47

Divulgação

A onda de calor persiste em Mato Grosso do Sul ao longo desta semana, com previsão de temperaturas máximas chegando a 43°C em algumas áreas. Contudo, a partir de quarta-feira (27), as temperaturas podem cair, com mínimas variando entre 13°C e 16°C em todo o estado. Essa mudança é resultado do avanço de uma frente oceânica, especialmente nas regiões sul e leste, podendo trazer chuvas, tempestades e rajadas de vento.

No entanto, as temperaturas devem voltar a subir posteriormente, e a primavera, que começou no último sábado (23) e vai até dezembro, provavelmente será marcada por temperaturas acima da média, com possíveis novas ondas de calor. Além do calor, é esperada baixa umidade relativa do ar, variando entre 10% e 20%.

Portanto, é aconselhável manter-se bem hidratado, umidificar ambientes e evitar a exposição direta ao sol durante os períodos mais quentes e secos do dia.

Sobre as ondas de calor, elas ocorrem devido à persistência de um sistema de alta pressão atmosférica que bloqueia a circulação de ventos e mantém o ar seco, inibindo a formação de nuvens e chuvas. Uma onda de calor é caracterizada quando a temperatura diária, principalmente a máxima, fica pelo menos 5°C acima da climatologia, por no mínimo 5 dias consecutivos, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

No Brasil, o desvio das frentes frias para o alto-mar, devido a alterações na circulação dos ventos, contribui para as ondas de calor. A previsão é que o sistema de alta pressão comece a enfraquecer apenas no final desta semana, mantendo as altas temperaturas pelo menos até 28 de setembro. Durante a primavera, outros episódios de calor intenso podem ocorrer devido a bloqueios atmosféricos, tornando outubro um mês historicamente mais quente que setembro.

Além disso, o fenômeno El Niño também influenciará o clima, diminuindo a frequência das chuvas e contribuindo para manter o calor durante a estação.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções