Clima
Fenômeno conhecido como “nuvem prateleira” chama atenção de moradores em MS
Conjunto de fatores climáticos levaram à formação da nuvem, chamada de prateleira pelos meteorologistas
Por Viviane Freitas | 25 março, 2022 - 9:29
Na manhã de sexta-feira (25), moradores de Mato Grosso do Sul compartilharam fotos e vídeos de nuvens em formato de “onda” que cobriu os céus de várias cidades do Estado. Essa nuvem é chamada por meteorologistas como “shelf cloud”, na tradução, nuvem prateleira.
Trata-se de uma formação de nuvem extensa que geralmente antecede uma tempestade. Exatamente como a que ocorre no Mato Grosso do Sul, associadas à aproximação de uma frente fria. A isso, deve-se mais um corredor de umidade que vem da Amazônia, cavados nos diversos níveis da atmosfera.
Nessa receita também entram os ventos nos altos níveis da atmosfera, podendo provocar fortes rajadas em várias “camadas”. Por isso a nuvem prateleira é tão escura. De acordo com meteorologistas, essas nuvens se formam quando há muita instabilidade. O ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio, e a nuvem se condensa rapidamente. Gera um efeito tão bonito quanto assustador.
A frente fria avança sobre o Sul do Brasil, espalhando nuvens carregadas que provocam ventania e muita chuva. Durante esta sexta-feira, as áreas de chuva da frente fria avançam mais sobre São Paulo e MS. Assim, os dois estados ficam sujeitos a temporais.O maior perigo de tempestades severas é no oeste e sul de MS. Há risco de ventania com rajadas de 70 km/h a 90 km/h. Um ciclone extratropical se formou junto com essa frente fria, o que explica a instabilidade climática na região. Muito cuidado ao sair de casa.
Confira o vídeo enviado ao OSM: