Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação "Há mais de 40 anos não víamos uma tempestade dessa", relatam moradores após cidade ser 'engolida' por temporal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Clima

“Há mais de 40 anos não víamos uma tempestade dessa”, relatam moradores após cidade ser ‘engolida’ por temporal

Energisa, registra número de ocorrências nunca visto na história da empresa em MS: mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica

Por Viviane Freitas | 16 outubro, 2021 - 10:15


No fim da tarde da última sexta-feira (15), as cidades de Mato Grosso do Sul foram “engolidas” por uma grande tempestade de areia vermelha. A cena, digna de filme de ficção científica que se passam em Marte, também foi registrada em cidades vizinhas e municípios que fazem fronteira com SP. Embora as imagens sejam assustadoras, especialistas dizem que o fenômeno é normal, dadas as condições de estiagem prolongada na região.

O fenômeno afetou a visibilidade no trânsito, obrigando o comércio a fechar mais cedo. Alguns moradores também relataram dificuldade para respirar. A região tem enfrentado uma severa estiagem há pelo menos três meses. “Há mais de 40 anos não vejo uma tempestade dessa”, comentou a moradora do bairro centenário em Campo Grande, Neusa Benitez de 65 anos.

Outra moradora assustada, Elizete Freitas,  58 anos, conta ao OSM como passou o  momentos de terror. “Estava em casa sozinha no momento da tempestade, parecia que a casa iria voar de tão forte. A última vez que presenciei uma ventania dessa foi há muitos anos e destelhou toda a casa da minha vizinha”, relembra.

A tempestade fez a concessionária de energia do Estado, a Energisa, registrar número de ocorrências nunca visto na história da empresa em MS: mais de 4 mil pessoas sem energia elétrica. “A Energisa informa que é uma situação nunca registrada em quase oito anos de concessão em Mato Grosso do Sul”, publicou a empresa, em nota.

De acordo com o consórcio, todas as ocorrências são relacionadas ao temporal e o quantitativo equivale a 20 vezes mais casos em comparação com outubro do ano passado, início do último período de chuvas na região. A Energisa informou que os trabalhos das equipes para normalizar a energia na região seguem intensos.

“Destacamos que a Energisa aumentou em seis vezes a quantidade de equipes próprias e terceirizadas que atuam nos trabalhos em toda a concessão, inclusive profissionais de outros estados foram deslocados para ajudar nos trabalhos”, diz nota divulgada.

A tempestade de areia registrada na tarde desta sexta, com rajadas de ventos de mais de 100 km/h, causou significativos estragos ao sistema elétrico em várias localidades, como a queda de árvores sobre a rede elétrica e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos.

Desde o dia 13 de outubro já foram contabilizadas 1.138.662 descargas atmosféricas. Com os trabalhos ininterruptos, a empresa reforça o compromisso de atuar com segurança a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os demais clientes atingidos.

Confira o que alguns moradores assustados publicaram sobre o fênomeno:

https://twitter.com/matheus_r24/status/1449110686831886337?s=20

Mais Notícias
Cotidiano

Tributo Comitiva JC: Artistas sertanejos se reúnem para gravar músicas inéditas de João Carreiro

3 maio, 2024

Capital

Cobra venenosa causa pânico em moradores durante passeio por bairro da Capital

3 maio, 2024

Política

MS manda helicóptero para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

3 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções