Por Viviane Freitas | 29 julho, 2021 - 8:46
Mato Grosso do Sul teve, nesta quinta-feira (29), o dia mais frio do ano, com geada em 26 cidades e sensação térmica que chegou a -6ºC, segundo o meteorologista da Anhanguera, Natálio Abraao.
Conforme o meteorologista, o ponto mais frio do Estado foi Rio Brilhante, onde a estação meteorológica marcou -1.1ºC com sensação térmica de -6ºC. Veja abaixo as mínimas em alguns municípios.
Dessa forma, houve ocorrência de geada em 26 municípios. Na faixa de fronteira com o Paraguai, como em Ponta Porã e Aral Moreira, foi registrada a geada negra, que é quando o frio intenso queima a vegetação.
É um fenômeno pouco comum associado à ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frio provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar. Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede sua sobrevivência.
Já a geada normal é quando o frio gelado congela as gotículas de água, formando fina camada de gelo nas lavouras, carros ou outras superfícies.
Confira abaixo os locais que registraram geada:
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções