Por Viviane Freitas | 14 junho, 2023 - 10:02
Há 48 anos, Mato Grosso do Sul vivia uma situação meteorológica histórica! Naquela época ainda Mato Grosso, o estado amanheceu coberto por neve em 17 de julho de 1975 na região onde hoje é a cidade de Paranhos. Conforme informações apuradas pelo OSM, sob o impacto de 2 graus negativos, uma grossa camada de gelo cobria casas, parte de algumas ruas, lavouras e automóveis. Poças d’água congelavam numa espessura de dois a seis centímetros.
O mais forte fenômeno na história agrícola do velho Estado de Mato Grosso pôs fim à cafeicultura nos estados de São Paulo e Paraná, eliminando também as lavouras em fase de crescimento na região sul-mato-grossense. Seria a primeira grande safra financiada pelo Banco do Brasil dentro do plano de revigoramento lançado pelo governo federal, em 1973. Estimavam-se na época queimas totais em 40 milhões de pés. Só Gabriel Abrão perderia cinco milhões de cruzeiros de seus investimentos nas lavouras.
Quase 40 anos depois, em 2013, foi registrada um0 nova geada extremamente forte e a cidade ganhou novamente clima europeu, onde amanheceu coberta por um fina camada de neve. Mato Grosso do Sul é o único estado da região centro-oeste que já registrou neve.
Segundo registros de termômetros, fazia zero grau na hora que ocorreu o fenômeno. Na época, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia emitido um alerta de que poderia nevar naquela região. O frio no município da fronteira, bem como em toda a região Cone Sul do Estado deverá perdurar de forma mais intensa até sexta-feira, dia 26.
E então, você sabia dessa curiosidade sobre nosso Estado?
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções