Por João Paulo Ferreira | 4 outubro, 2024 - 7:30
Nesta sexta-feira (4), a metade leste de Mato Grosso do Sul pode registrar chuvas isoladas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Regiões como Três Lagoas, Anaurilândia e Paranaíba estão sob possibilidade de precipitações. Entretanto, a maior parte do estado deve ter tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade.
A previsão é influenciada por um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco, mantendo as temperaturas em elevação. O calor intenso poderá atingir até 43°C em algumas regiões, com a umidade relativa do ar variando entre 8% e 30%, valores considerados críticos para a saúde.
Cuidados com o tempo seco e calor extremo
Diante do cenário, autoridades recomendam cuidados como a hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia e umidificar ambientes internos. As condições de tempo seco e calor elevado também aumentam o risco de incêndios florestais, com o Cemtec alertando para o risco ambiental e legal de provocar queimadas. “Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental”, reforça o centro de monitoramento.
As altas temperaturas esperadas em todo o estado seguem a tendência de calor já registrada em localidades como Aquidauana e Porto Murtinho, que podem alcançar até 40°C. No extremo norte, cidades como Coxim e Camapuã também estarão sob calor intenso, com máximas em torno de 39°C.
Previsão detalhada para as principais regiões do estado
As temperaturas extremas e a umidade baixa continuarão exigindo atenção, principalmente em relação à saúde e à prevenção de incêndios.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções