Por João Paulo Ferreira | 11 novembro, 2024 - 6:44
Após um período de chuvas, Mato Grosso do Sul terá uma semana de tempo firme e temperaturas elevadas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica vai manter o tempo quente e seco em praticamente todo o Estado, com poucas nuvens e umidade baixa.
As temperaturas máximas devem atingir entre 36°C e 39°C nas regiões Pantaneira e Sudeste, com a mínima variando entre 22°C e 26°C. O calor intenso também é previsto para as regiões Sul, Leste e Bolsão, onde as máximas ficam entre 34°C e 37°C, e as mínimas, entre 21°C e 25°C. Na capital, Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 22°C e 24°C e máximas que podem chegar a 35°C. De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, as condições atuais exigem atenção com a hidratação e cuidados para evitar exposição ao sol nos períodos de maior intensidade de calor e baixa umidade, que deve ficar entre 15% e 35% em diversas regiões.
Ventos vindos do quadrante norte, com intensidade entre 40 e 60 km/h, também devem marcar os próximos dias. Em algumas localidades, podem ocorrer rajadas superiores, aumentando o desconforto térmico.
A partir do fim da semana, existe a possibilidade de chuvas isoladas, com intensidade variando de fraca a moderada, especialmente nas regiões Centro-Norte e Nordeste do Estado. Há, ainda, chances de tempestades pontuais com raios e rajadas de vento, devido à aproximação de uma nova frente fria associada ao deslocamento de cavados atmosféricos. Com a passagem da frente fria, o clima deve mudar novamente, trazendo uma queda nas temperaturas, com mínimas variando entre 13°C e 18°C em diferentes partes do Estado.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções