Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Sistema automatizado garante abastecimento de água na Capital mesmo com estiagem prolongada - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Sistema automatizado garante abastecimento de água na Capital mesmo com estiagem prolongada

Tecnologia de captação e distribuição mantém fornecimento regular durante seca em Campo Grande

Por João Paulo Ferreira | 15 setembro, 2024 - 11:57

Apesar do período prolongado de estiagem e da baixa quantidade de chuvas, o abastecimento de água em Campo Grande segue sem interrupções. A concessionária Águas Guariroba, responsável pelo serviço, afirma que o sistema de captação e distribuição de água da cidade é resiliente e automatizado, o que permite a continuidade do fornecimento mesmo em cenários de seca.

De acordo com Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente da empresa, o sistema é preparado para operar em condições extremas e garantir o abastecimento da população, mesmo com a redução das precipitações. “Trabalhamos em várias frentes para manter o fornecimento de água, mesmo diante de mudanças climáticas que afetam todo o estado”, afirma.

O sistema de Campo Grande conta com duas fontes de captação superficial — os córregos Guariroba e Lageado — e 154 poços profundos, o que diversifica as fontes de água e assegura a produção mesmo durante a estiagem. Além disso, toda a estrutura de abastecimento é interligada e automatizada, permitindo o transporte de água entre diferentes pontos da cidade, aumentando a resiliência do sistema.

Com o apoio de tecnologia avançada, a Águas Guariroba utiliza ferramentas que ajudam a prever chuvas e monitorar a vazão dos córregos, o que facilita o planejamento e a garantia do abastecimento sem necessidade de racionamento, conforme explica Garayo.

Em agosto, o consumo de água não apresentou variações significativas, e o maior volume captado foi no dia 17, com 303.196 metros cúbicos, próximo ao recorde mais recente de 311 metros cúbicos em novembro de 2023. Gabriel Buim, diretor-executivo da empresa, ressalta que não houve interrupção no fornecimento de água por falta de recursos, com eventuais baixas pressões ocorrendo apenas em casos pontuais de manutenção.

Mais Notícias
Cultura

Cinema e agronegócio se unem em curta para preservar o Cerrado em MS

18 setembro, 2024

Interior

Casal morre eletrocutado após rompimento de cabos de alta tensão em Aparecida do Taboado

18 setembro, 2024

Segurança

Governo de Mato Grosso do Sul forma 479 novos soldados da Polícia Militar

18 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções