Por João Paulo Ferreira | 15 setembro, 2024 - 11:57
Apesar do período prolongado de estiagem e da baixa quantidade de chuvas, o abastecimento de água em Campo Grande segue sem interrupções. A concessionária Águas Guariroba, responsável pelo serviço, afirma que o sistema de captação e distribuição de água da cidade é resiliente e automatizado, o que permite a continuidade do fornecimento mesmo em cenários de seca.
De acordo com Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente da empresa, o sistema é preparado para operar em condições extremas e garantir o abastecimento da população, mesmo com a redução das precipitações. “Trabalhamos em várias frentes para manter o fornecimento de água, mesmo diante de mudanças climáticas que afetam todo o estado”, afirma.
O sistema de Campo Grande conta com duas fontes de captação superficial — os córregos Guariroba e Lageado — e 154 poços profundos, o que diversifica as fontes de água e assegura a produção mesmo durante a estiagem. Além disso, toda a estrutura de abastecimento é interligada e automatizada, permitindo o transporte de água entre diferentes pontos da cidade, aumentando a resiliência do sistema.
Com o apoio de tecnologia avançada, a Águas Guariroba utiliza ferramentas que ajudam a prever chuvas e monitorar a vazão dos córregos, o que facilita o planejamento e a garantia do abastecimento sem necessidade de racionamento, conforme explica Garayo.
Em agosto, o consumo de água não apresentou variações significativas, e o maior volume captado foi no dia 17, com 303.196 metros cúbicos, próximo ao recorde mais recente de 311 metros cúbicos em novembro de 2023. Gabriel Buim, diretor-executivo da empresa, ressalta que não houve interrupção no fornecimento de água por falta de recursos, com eventuais baixas pressões ocorrendo apenas em casos pontuais de manutenção.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções