Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação O problema da “fachada bonitinha” da empresa e da gestão pública - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques

Dendry Rios

O problema da “fachada bonitinha” da empresa e da gestão pública

Por Dendry Rios | 23 novembro, 2023 - 16:12

A fachada ultramoderna de uma loja garante o sucesso empresarial todos os dias? É uma reflexão que devemos ter durante o expediente, mesmo porque, o ambiente até poder ser atrativo, mas quando o cliente entra o que encontrará dentro da loja?

O conjunto de produtos e serviços de uma empresa precisa ser completo em todas as suas essências e isso serve também para a gestão pública.

Veja bem: numa empresa de pequeno porte, muitas vezes o empresário se preocupa com a fachada, com os móveis, em buscar novidades em produtos e tecnologias, contrata uma mega de agência de publicidade para ilustrar suas propagandas e com isso atrair o cliente que vai trazer lucro para o negócio.

Na gestão pública, o “político” faz o mais difícil que é vencer as eleições e ao assumir o cargo, compra móveis novos para os gabinetes, corta grama da avenida, pinta o meio-fio e faz diversas propagandas na mídia local.

O que os dois casos têm em comum? o risco de não ter mão de obra qualificada para “tocar o expediente”. Na empresa, se o colaborador não for valorizado e, principalmente, não tiver qualificação, como poderá atender bem o cliente e fornecer todas as informações necessárias para fechar a venda e garantir o lucro para e empresa?

E na gestão pública não é diferente. De que adianta ter a melhor estrutura, salário em dia e publicidade linda e maravilhosa se o time de gestores não rende o mínimo necessário para melhorar a vida da população por meio dos projetos e uso correto do orçamento?

Percebemos que a decisão está completamente nas mãos de quem tem o “poder da caneta” de fazer acontecer. Seja um coordenador de setor, gerente, secretário, chefe de gabinete, de um pequeno empresário ao governador de um Estado. O que eles decidem é o que reflete no dia a dia das pessoas.

É preciso compreender que se a Coca-Cola é o refrigerante mais consumido no mundo é porque além do sabor ela garante a logística perfeita para chegar a mesa do consumidor. Que a Heineken chegou onde está não foi por acaso, mas com planejamento e qualidade. E com certeza do operador de empilhadeira ao engenheiro de algum setor todos estão envolvidos no processo e determinados a atuar com qualidade e eficiência.

Se uma cidade, Estado e empresa, independente do tamanho, não investirem em mão de obra qualificada, não adianta gerar vagas de trabalho, pois essa sociedade apenas patinará no desenvolvimento e não vai prosperar. Pelo contrário, vai ficar assistindo todos os outros se desenvolverem.

É tanto projeto grande nas pequenas empresas e dentro da gestão pública que todos estão se esquecendo dos pequenos negócios, das pequenas atitudes que podem gerar grandes resultados.

Tem uma frase simples que diz “o feito é melhor que o perfeito” e nem isso muitos gestores estão conseguindo fazer. E o mais preocupante ainda é que empreendedores e chefes de órgãos públicos estão tão desesperados por conteúdos midiáticos que se preocupam com o mundo artificial e esquecem do ser humano chamado “Colaborador”.

É preciso investir na equipe e tenho dito isso há anos. Quem adere aos programas de qualificação profissional, sérios, realizados por profissionais competentes, e define ter um Recursos Humanos Empreendedor, tem sucesso. Só não avança quem não quer. É nessa hora que vemos quem é gestor público empreendedor e quem é empreendedor de verdade na iniciativa privada.

O restante não passa de curioso. Enquanto isso, os colaboradores entram e saem da empresa assistindo todos os dias as trapalhadas dos “chefes” em seu expediente amador e artificial.

Quantos projetos presenciamos diariamente sendo lançados a todo o instante, seja nas empresas do comércio ou até por um poder público. E quase não se vê falar em mão de obra, em valorizar o trabalhador, em investir no capital humano. As “obras” tomam a maior parte do recurso e dos holofotes.

Quer ter uma equipe de sucesso na sua empresa ou na sua prefeitura, ou qualquer outro órgão público? Vou lhe apresentar um programa que se chama “Colaborador Empreendedor”. E se você quer dar um choque de realidade no seu expediente, fale comigo.

Agradeço ao portal O Sul-Mato-Grossense por ajudar no fomento do empreendedorismo em nosso Estado e no país, pois sei que é lido em todo o mundo.

Fica a reflexão.

 

 

***

Dendry Rios

67 99251-0791

Tags
Nenhuma tag associada a este post.
Leia Também
Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções